Novembro é o mês de conscientização e prevenção do câncer de próstata, que é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não melanoma). Em Campos, visando proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, além de contribuir para a redução da mortalidade, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), ofertará uma série de serviços, como a dosagem de Antígeno Prostático Específico (PSA), exame de sangue importante na detecção precoce da patologia, atendimento médico, entre outras atividades.
Durante todo o mês, será ofertado cerca de 1.000 PSA, para homens acima de 45 anos, com pré-agendamento pelo site da Prefeitura (Consulta Fácil) ou através das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Núcleo de Controle e Avaliação, que funciona à Rua Voluntários da Pátria, nº 175, em frente ao prédio da Secretaria Municipal de Saúde.
“Esse ano vamos fazer diferente. Então, o paciente agenda o seu exame, em um dos seis laboratórios contratualizados pelo município, realiza o preparo conforme orientado e na data e horário agendado, comparece ao laboratório indicado para realização. Caso o paciente não tenha realizado o preparo, será programado a sua coleta”, informou a diretora de Auditoria, Controle e Avaliação (DACA), Bruna Araújo.
Os laboratórios parceiros para esta campanha são: Plínio Bacelar; Hemoclin; Pedra Verde; Argeu; Hospital Escola Álvaro Alvim (HEAA) e Labmed. “Após a realização do exame, com o resultado em mãos, o paciente retorna ao Núcleo para agendar sua consulta com o urologista”, concluiu Bruna.
PREPARO PARA O EXAME – Para realizar a dosagem, o paciente precisa atender às seguintes condições: não ter mantido relações sexuais nas últimas 48 horas antes da coleta; não ter feito exercício em bicicleta (ergométrica ou não) nos últimos dois dias; não ter andado de motocicleta nos últimos dois dias; não ter praticado equitação (andar a cavalo) nos últimos dois dias; após o uso de supositórios, sondagem uretral ou toque retal, aguardar 4 dias para a coleta de amostra; após cistoscopia, aguardar 5 dias para a coleta de amostra; após ultrassom transretal, aguardar 7 dias para a coleta de amostra; após colonoscopia ou retossigmoidoscopia, aguardar 15 dias para a coleta de amostra; após a realização de estudo urodinâmico, aguardar 21 dias para a coleta de amostra; após biópsia de próstata, aguardar 30 dias para a coleta de amostra.
Nos casos de prostatectomia total (retirada total da próstata), não é necessário preparo, com exceção do jejum de três horas. O uso de biotina e suplementos alimentares que contenham biotina devem ser suspensos 3 dias antes da coleta.
O PSA é o exame utilizado como check-up principalmente para diagnosticar o câncer de próstata em homens, antes mesmo que eles tenham sintomas. Também é feito em homens que apresentam sintomas que podem ser causados pelo câncer.
Outras Noticias
Dois homens são presos por tentativa de homicídio em Travessão
Vereador Juninho Virgílio aponta desigualdade nos repasses à saúde e diz: “Com Wladimir, Campos faz muito com pouco, mas o Estado precisa fazer sua parte”
Hospital Ferreira Machado celebra a Semana da Enfermagem