A Semana da Enfermagem é celebrada anualmente em maio e teve origem nas décadas de 1940, com o objetivo de destacar a importância desses profissionais na assistência à saúde
Por: Isabella Corrêa – Foto: Isabella Corrêa
O Hospital Ferreira Machado (HFM) iniciou, na segunda-feira (12), as comemorações da Semana da Enfermagem com homenagens especiais aos profissionais que atuam no Centro de Terapia Intensiva (CTI). A entrada do setor foi decorada com balões e um clima de reconhecimento e carinho tomou conta do ambiente. A ação marca o início de uma programação voltada a valorizar o trabalho essencial desempenhado por enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem.
A Semana da Enfermagem é celebrada anualmente em maio e tem origem nas décadas de 1940, com o objetivo de destacar a importância desses profissionais na assistência à saúde. O período é marcado por duas datas simbólicas: o Dia Internacional da Enfermagem, comemorado em 12 de maio, em homenagem ao nascimento de Florence Nightingale, considerada a fundadora da enfermagem moderna, e o Dia Nacional do Técnico e Auxiliar de Enfermagem, celebrado em 20 de maio, data da morte de Ana Néri, pioneira da enfermagem no Brasil.
“A enfermagem é, acima de tudo, uma escolha de vida. Não é apenas um curso ou uma profissão com registro no Conselho de Enfermagem. É uma vocação que exige amor, arte e conhecimento. Amor no sentido mais amplo, como amor cristão, amor materno, amor pelo próximo. Arte como habilidade de cuidar com delicadeza e precisão, como quem pinta uma obra-prima. E conhecimento como base sólida que fortalece e dá sentido a tudo isso. Ser enfermeiro é dedicar-se por inteiro ao outro”, destacou o enfermeiro e chefe de enfermagem do HFM, Washington Oliveira.
A coordenadora de enfermagem do CTI, Letycia Sardinha, ressaltou que a equipe do setor organizou uma comemoração especial para marcar a data. “Estamos realizando essa homenagem aos profissionais da enfermagem do CTI com muito carinho. Hoje, no Dia do Enfermeiro, entregamos uma lembrança personalizada a cada integrante da equipe. Também decoramos o setor com balões para deixar o ambiente mais acolhedor. Na quarta-feira, faremos um café da manhã e uma homenagem a uma profissional que se aposentou após 35 anos de dedicação ao hospital. Será um momento de gratidão e reconhecimento”, explicou.
Atualmente, o CTI do HFM conta com pouco mais de 120 profissionais, sendo cerca de 30 enfermeiros e 92 técnicos e auxiliares de enfermagem, além da equipe de coordenação. Já em toda a unidade hospitalar, são aproximadamente 700 profissionais atuando na área da enfermagem.
O superintendente do HFM, Guilherme Ribeiro, que participou das comemorações na entrada do CTI, também parabenizou os profissionais e reforçou a relevância do trabalho desenvolvido por eles. “A enfermagem é a alma da assistência hospitalar. São esses profissionais que estão ao lado do paciente nos momentos mais delicados, oferecendo cuidado, atenção e humanidade. Celebrar a Semana da Enfermagem é reconhecer o valor de cada um que dedica sua vida à saúde do outro. Nosso agradecimento e respeito a todos os profissionais que atuam com tanta competência e sensibilidade no Hospital Ferreira Machado”, concluiu.
Outras Noticias
Vereador Juninho Virgílio aponta desigualdade nos repasses à saúde e diz: “Com Wladimir, Campos faz muito com pouco, mas o Estado precisa fazer sua parte”
Polícia Civil prende dois suspeitos de atirar e matar mulher em Travessão
Social + Perto em edição especial pelo Dia da Abolição da Escravatura