A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social está com inscrições abertas, a partir desta segunda-feira (5), para o casamento comunitário que será promovido, por meio de parceria com o Poder Judiciário, no dia 1º de dezembro. Casais interessados podem procurar os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro POP). São 80 vagas disponíveis. O local do evento ainda está sendo definido. O casamento é realizado por meio de uma parceria da subsecretaria de Assistência Judiciária, que integra a Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social, com a Justiça Itinerante, do Poder Judiciário.
As inscrições podem ser feitas nos CRAS Chatuba, Ururai, Joquei, Matadouro, Codin, Penha, Esplanada, Custodopolis e Jardim Carioca. Os outros Cras já tiveram ações de cadastramento, como o do Parque Guarus, no Prefeitura em Ação do último 27, e os de Goitacazes e Morro do Coco, por meio do Justiça Itinerante em parceria com a subsecretaria de Justiça e Assistência Judiciária.
“Além da possibilidade de realizar o sonho do matrimônio, o casamento comunitário é uma oportunidade para muitos casais que já vivem juntos regularizarem a situação legal, e de forma gratuita, a partir da parceria entre a Prefeitura de Campos e o Poder Judiciário. É o governo do Prefeito Wladimir Garotinho cuidando das pessoas”, destaca o secretário de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho.
Segundo o secretário, são poucas vagas e, em seguida, a equipe da Subsecretaria de Justiça e Assistência Judiciária e do Departamento de Programas e Projetos fará contado com os cadastrados para os devidos trâmites junto ao Poder Judiciário. Entre os requisitos para o cadastro, os inscritos devem ser maiores de 21 anos (exceto casais com filho); conviver em união estável há pelo menos um ano; ter renda familiar de até dois salários mínimos; possuir certidão de nascimento original; ser referenciado nos CRAS ou CREAS. No ato da inscrição deverão estar presentes o casal e duas testemunhas, além de levar duas copias dos documentos exigidos.
Documentos necessários:
• RG;
• CPF;
• Certidão de nascimento ou casamento (com averbação de divórcio ou de viuvez);
• Carteira de trabalho ou contracheque atualizados;
• Comprovante de residência;
• CNIS (retirado no site do INSS);
• Se possuírem filhos em comum também as certidões de nascimento deles;
• Data de início da convivência em união estável: dia, mês e ano.
Outras Noticias
Polícia apreende drogas durante ação em Comunidade de Guarus
PM apreende grande quantidade de drogas em operação na comunidade Tira Gosto
Segunda etapa das obras do Programa Bairro Legal inaugurada em dois bairros