O evento, que contou com a participação da primeira-dama Tassiana Oliveira, aconteceu nesta terça-feira, na sede da Subsecretaria de Igualdade Racial e Direitos Humanos
Por: Éder Souza – Foto: Vadinho Ferreira
Em alusão ao dia 13 de Maio, data em que se celebra a Abolição da Escravatura, o programa “Social + Perto” atendeu a população, nesta terça-feira (13), na sede da Subsecretaria de Igualdade Racial e Direitos Humanos. A edição especial contou com diversos serviços, como informações do Cadastro Único, atendimento dos CRAS e CREAS, corte de cabelo, esmaltação, corte de cabelo, vacinação, entre outros. Além dos assistidos da SIRDH, a população em geral foi atendida no evento que contou com a participação da primeira-dama Tassiana Oliveira; do secretário municipal de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho; e do subsecretário de Igualdade Racial e Direitos Humanos, Gilberto Totinho.
“Hoje, dia 13 de Maio, é uma data que marcou a história do nosso país. É também um momento especial para fazer o Social + Perto na sede da Igualdade Racial, porque a gente sabe que, mesmo com o fim da escravidão, existe a falsa liberdade, o racismo que precisa ser quebrado por todos nós. A gente precisa viabilizar o acesso aos serviços para promover igualdade. Continuamos trabalhando para que todos tenham oportunidades”, declarou a primeira-dama.
O subsecretário de Igualdade Racial e Direitos Humanos destacou que o governo Wladimir Garotinho, por meio de políticas de compensação, realiza um cronograma de fomento de políticas públicas de combate ao racismo e promove a igualdade racial.
“É uma resposta do governo para a população que as ações são realizadas para todos. As medidas compensatórias são feitas todos os dias no governo Wladimir Garotinho, sejam no Social + Perto, no Prefeitura em Ação, no Morar com Saúde ou outros programas municipais. Uma cidade com mais de 50% da população negra oferecendo serviços diretos na comunidade significa a Prefeitura se aproximando ainda mais do povo. O 13 de Maio não é só para comemorar, mas para refletir e ofertar serviços. É o que a Prefeitura, a SMDHS e a Igualdade Racial propõem”, destacou Totinho.
Com mais de 22 mil atendimentos desde que foi criado, em 2022, o Social + Perto trem levado serviços do governo municipal à população que vive em locais mais distantes da região central ou em datas especiais, como o Dia da Abolição da Escravatura.
“A cada Social + Perto que a gente faz, a gente consegue atingir mais pessoas. Hoje, excepcionalmente, em razão do Dia da Abolição da Escravatura no Brasil, a gente fez, em parceria com a Subsecretaria de Igualdade Racial dos Jeitos Humanos, uma edição especial para estar cada vez mais perto também dos assistidos da Subsecretaria. O dia 13 de Maio, apesar de histórico, não é de total comemoração, mas de entender que muito ainda precisa ser feito. Através da Assistência Social, a gente oportuniza serviços de grande importância”, disse o secretário Rodrigo Carvalho.
Valquiria dos Santos, do Parque Aurora, procurou o Social + Perto da SIRDH para solicitar informações do CadÚnico. “Eu fiquei sabendo que teria essa edição especial e vim buscar detalhes do CadÚnico para saber se devo atualizar ou não. Adorei a iniciativa. Eu fui muito bem atendida”, disse a dona de casa.
Também estiveram presentes no evento a subsecretária de Políticas para Mulheres, Josiane Viana; a coordenadora do Morar com Saúde; Lindamara da Silva, e a secretária de Turismo de Campos; Patrícia Cordeiro.
Outras Noticias
Prefeitura repassa mais de R$ 22 milhões a hospitais contratualizados em uma semana
Identificada mulher morta a tiros na noite de terça-feira em Campos
Polícia Civil deflagra operação contra lavagem de dinheiro em Campos