Policiais civis do Departamento-Geral de Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (DGCOR-LD) realizaram nesta terça-feira (13) a “Operação Caballus”, em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense. A ação tem como foco desarticular um esquema de lavagem de dinheiro envolvendo empresas de fachada e contratos públicos. Foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão contra seis alvos.
De acordo com as investigações da Delegacia de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (DCC-LD), o grupo criminoso usava, pelo menos, três empresas fictícias para vencer licitações em vários municípios do Rio de Janeiro, principalmente em Campos. Os contratos envolviam o fornecimento de medicamentos e materiais hospitalares, mas o dinheiro público era desviado para o líder do esquema.
As autoridades também identificaram transações suspeitas que ligam parte dos valores arrecadados a um haras de luxo, pertencente ao chefe do grupo. Ele é apontado como sócio de várias empresas e dono de bens de alto valor, como embarcação, carros de luxo e o próprio haras.
Entre 2018 e 2023, os investigadores detectaram movimentações financeiras que somam pelo menos R$ 220 milhões, realizadas entre os envolvidos e empresas interpostas.
Essa é a primeira fase da operação. As investigações continuam para identificar outros envolvidos, mensurar o prejuízo aos cofres públicos e recuperar os valores desviados.
Outras Noticias
Morre o chefe do tráfico de drogas TH chefe do TCP
Jovem de 23 anos que foi morto a tiros em bar no bairro Aeroporto
Equipe da Prefeitura visita empreendimento Novo Horizonte e se reúne com moradores