A Clínica da Criança, em Guarus, registrou 6.415 atendimentos de emergência em apenas 30 dias de funcionamento. Nesta sexta-feira (20) está completando um mês que a unidade de saúde foi inaugurada pelo prefeito Wladimir Garotinho. O atendimento no local, que funciona 24h com cinco pediatras por plantão, é exclusivo para crianças de 0 a 11 anos, 11 meses e 29 dias.
A diretora médica da Clínica, pediatra Jodineia Cesário, disse que a abertura da unidade, que já abrigou a Unidade Pré-Hospitalar (UPH) de Guarus, ocorreu no momento certo.
“Além do retorno das aulas presenciais para as crianças, após dois anos de pandemia, estamos no outono, que é uma estação que, por conta da queda na temperatura, registra aumento no número de doenças relacionadas ao sistema respiratório”, disse a médica, ressaltando que 80% dos mais de 6 mil atendimentos na Clínica, entre os dias 20 de abril e 19 de maio, foram de síndrome respiratória, que vai de um resfriado ou gripe a pneumonia. A média diária de atendimento chega a 250 crianças.
Jodineia afirmou ainda que a unidade tem como foco o atendimento de emergência, mas sua estrutura permite atender casos de média complexidade, incluindo internação, se necessário, como ocorreu com a pequena Ana Lis, que tem apenas 5 meses de vida.
Com bronquiolite, que dificulta a respiração, a menina tem recebido toda a atenção não só dos médicos, mas da equipe de enfermagem, segundo a tia Maria da Conceição Moreira da Silva, 42 anos. Moradora no distrito de Travessão, ela disse que, após passar pela triagem, a sobrinha foi atendida pelo pediatra, que solicitou um raio X para descartar a possibilidade de pneumonia, e encaminhada ao repouso. “Foi tudo muito rápido”, afirmou.
Outra que ficou satisfeita com o atendimento recebido na unidade foi a cuidadora de idosos, Suelen da Silva Machado, 28 anos. O filho Gabriel, de 7 anos, também está no repouso, no leito ao lado da pequena Ana Lis. Suelen disse ter descoberto que o menino era asmático após levá-lo à Clínica, na quarta-feira (18).
“Até então, os médicos lá de fora tratavam como sinusite”, contou ela, ressaltando que o tempo de espera pela consulta, cerca de uma hora, deixa de ser relevante diante do atendimento humanizado e dedicação dos profissionais.
“Meu filho teve que fazer um raio X e cheguei a pensar que teríamos que ir a outro local para ele realizar o procedimento, mas fez aqui mesmo. Tudo muito organizado”, afirmou Suelen, elogiando também o ambiente lúdico, apropriado para as crianças que precisam de internação.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Paulo Hirano, a criação da rede de atenção pediátrica no município foi um dos compromissos de campanha assumidos pelo prefeito Wladimir.
“Temos hoje duas unidades com atendimento 24h, que é a Clínica da Criança e o Pronto Socorro Pediátrico do Hospital Plantadores de Cana”, disse o secretário, lembrando que a Clínica da Criança foi uma das cinco unidades de saúde beneficiadas com uma ambulância zero quilômetro, entregues pela Prefeitura em 9 de maio deste ano.
“Nossos pacientes, certamente, estão tendo mais conforto e segurança”, disse a supervisora da Clínica, Edna Gomes da Rocha.
Outras Noticias
Equipes do HFM recebem treinamentos sobre novos produtos de desinfecção
Saúde amplia número de postos de vacinação de rotina e gripe no município
Projeto SOS Coração é apresentado na 19ª Mostra “Brasil, aqui tem SUS”