A Clínica da Criança, em Guarus, registrou 6.415 atendimentos de emergência em apenas 30 dias de funcionamento. Nesta sexta-feira (20) está completando um mês que a unidade de saúde foi inaugurada pelo prefeito Wladimir Garotinho. O atendimento no local, que funciona 24h com cinco pediatras por plantão, é exclusivo para crianças de 0 a 11 anos, 11 meses e 29 dias.
A diretora médica da Clínica, pediatra Jodineia Cesário, disse que a abertura da unidade, que já abrigou a Unidade Pré-Hospitalar (UPH) de Guarus, ocorreu no momento certo.
“Além do retorno das aulas presenciais para as crianças, após dois anos de pandemia, estamos no outono, que é uma estação que, por conta da queda na temperatura, registra aumento no número de doenças relacionadas ao sistema respiratório”, disse a médica, ressaltando que 80% dos mais de 6 mil atendimentos na Clínica, entre os dias 20 de abril e 19 de maio, foram de síndrome respiratória, que vai de um resfriado ou gripe a pneumonia. A média diária de atendimento chega a 250 crianças.
Jodineia afirmou ainda que a unidade tem como foco o atendimento de emergência, mas sua estrutura permite atender casos de média complexidade, incluindo internação, se necessário, como ocorreu com a pequena Ana Lis, que tem apenas 5 meses de vida.
Com bronquiolite, que dificulta a respiração, a menina tem recebido toda a atenção não só dos médicos, mas da equipe de enfermagem, segundo a tia Maria da Conceição Moreira da Silva, 42 anos. Moradora no distrito de Travessão, ela disse que, após passar pela triagem, a sobrinha foi atendida pelo pediatra, que solicitou um raio X para descartar a possibilidade de pneumonia, e encaminhada ao repouso. “Foi tudo muito rápido”, afirmou.
Outra que ficou satisfeita com o atendimento recebido na unidade foi a cuidadora de idosos, Suelen da Silva Machado, 28 anos. O filho Gabriel, de 7 anos, também está no repouso, no leito ao lado da pequena Ana Lis. Suelen disse ter descoberto que o menino era asmático após levá-lo à Clínica, na quarta-feira (18).
“Até então, os médicos lá de fora tratavam como sinusite”, contou ela, ressaltando que o tempo de espera pela consulta, cerca de uma hora, deixa de ser relevante diante do atendimento humanizado e dedicação dos profissionais.
“Meu filho teve que fazer um raio X e cheguei a pensar que teríamos que ir a outro local para ele realizar o procedimento, mas fez aqui mesmo. Tudo muito organizado”, afirmou Suelen, elogiando também o ambiente lúdico, apropriado para as crianças que precisam de internação.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Paulo Hirano, a criação da rede de atenção pediátrica no município foi um dos compromissos de campanha assumidos pelo prefeito Wladimir.
“Temos hoje duas unidades com atendimento 24h, que é a Clínica da Criança e o Pronto Socorro Pediátrico do Hospital Plantadores de Cana”, disse o secretário, lembrando que a Clínica da Criança foi uma das cinco unidades de saúde beneficiadas com uma ambulância zero quilômetro, entregues pela Prefeitura em 9 de maio deste ano.
“Nossos pacientes, certamente, estão tendo mais conforto e segurança”, disse a supervisora da Clínica, Edna Gomes da Rocha.
Outras Noticias
Ferreira Machado avança com mais de 170 cirurgias ortopédicas eletivas em 2025
Aumento dos casos de síndrome respiratória aguda grave faz estado do RJ decretar situação de emergência
Saúde mantém vacinação durante feriado e ponto facultativo