O centro cirúrgico do Hospital Municipal Manoal Carola, em São Francisco de Itabapoana, foi reaberto na tarde dessa quinta-feira (19) pela prefeita Francimara Barbosa Lemos. Este é mais um importante investimento destinado à unidade.
O local foi reformado, passando por remodelação, e recebeu equipamentos de última geração para voltar a funcionar. Segundo Francimara, cirurgias de hérnias, uma das principais demandas atualmente, serão os primeiros procedimentos a serem realizados.

“Quantos avanços nós tivemos aqui no hospital. Quando assumimos a administração, não havia nem rampa de acessibilidade para o piso superior. Os anos se passaram e quanta evolução, crescimento e progresso temos registrado”, afirmou a prefeita, que estava acompanhada de secretários, assessores e vereadores. Ela citou que “a gente ainda tem muito a avançar” e informou que buscará recursos junto ao Ministério da Saúde para equipar a maternidade.
O vice-prefeito, Raliston Souza, observou que a reabertura é um sonho da população e evidencia o zelo e comprometimento da prefeita. “A gente não faz somente o que promete. Paralelo a isso, vamos além, por meio do potencial e capacidade de gestão de Francimara e toda equipe”, disse.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Sebastião Campista, neste primeiro momento, serão realizadas cirurgias gerais e vinculadas ao planejamento familiar (esterilização masculina e feminina). Ele lembrou que a inauguração foi adiada em virtude da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), visto que o local destinado ao centro cirúrgico foi usado como setor de isolamento para pacientes com a doença.
“Até o final do ano, vamos iniciar as cirurgias de emergências, como apendicite. É preciso dar um passo de cada vez. Desta forma, vamos realizar também o sonho da maternidade”, avisou.
Representando a Câmara Municipal, o vereador Fauazi Cherene revelou-se emocionado ao constar os avanços registrados no HMMC, apesar “das dificuldades que a Secretaria Municipal de Saúde têm para atender os moradores com dignidade”. Ele, que já atuou como secretário da pasta em gestão anterior, relatou:
“Sou testemunha do avanço que a Saúde do município teve desde a época em que fui secretário até o momento atual da prefeita Francimara, vendo que promessas se tornaram realizações. Em nome da população, agradeço todo empenho e carinho”, ponderou, citando realizações como o Centro de Imagem, rampa de acessibilidade e usina de gases medicinais.
Outras Noticias
Ferreira Machado avança com mais de 170 cirurgias ortopédicas eletivas em 2025
Aumento dos casos de síndrome respiratória aguda grave faz estado do RJ decretar situação de emergência
Saúde mantém vacinação durante feriado e ponto facultativo