Novembro 21, 2024

Portal Goitacá

A Noticia da Cidade

Proteção e Diversão: Saúde leva vacinação de rotina e Covid-19 para orla de Farol

Para aproveitar as férias de verão com saúde, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estará presente no “Verão de todos nós” da praia de Farol de São Tomé, nos meses de janeiro e fevereiro. Uma das ações é o projeto “Proteção e Diversão”, que tem objetivo de atualizar a caderneta de vacinas de rotina de toda a população a partir dos dois meses de idade e Covid-19 para aqueles que têm acima de seis meses.

A ação acontecerá todos os dias da semana, inclusive aos finais de semana, sempre das 10h às 15h, no Stand do Meio Ambiente, situado no Posto 6 da orla do litoral campista, na Avenida Olavo Saldanha, a partir de segunda-feira (2).

No local, os campistas poderão reforçar a proteção contra a Covid-19 com as doses de reforço (3ª e 4ª doses), a 5ª dose para pessoas imunocomprometidas, além do esquema primário (1ª e 2ª doses). Podem receber a vacina todas as pessoas acima dos 6 meses de vida. A vacina Influenza, que previne a gripe, também será aplicada para pessoas acima dos 6 meses.

Do calendário de rotina estarão disponíveis a VOP (vacina pólio oral) e VIP (vacina inativada pólio), Hepatite A e B, Pentavalente, Rotavírus, Pneumo 10, Meningo C, Tríplice Viral, Varicela, Meningocócica ACWY, HPV quadrivalente, Febre Amarela, dT e DTP. Nesse caso, a aplicação das vacinas para crianças, adolescentes e adultos será de acordo com a situação vacinal encontrada na caderneta de vacina de cada um e as vacinas disponíveis para cada faixa etária.

“Além de evitar doenças típicas dessa época do ano, estaremos garantindo que as pessoas iniciem o ano cuidando da saúde. Por isso, quem estiver na praia não deixem de se vacinar e também levar os filhos para serem vacinados”, declarou o secretário de Saúde, Paulo Hirano ressaltando que a pandemia do coronavírus ainda não acabou:

“É imperativa a necessidade da imunização. Nós temos hoje dois segmentos mais vulneráveis, que são os nossos idosos e nossas crianças. Eu apelo a todas as famílias e nossa sociedade para que tenham esta atenção e faço o alerta em relação às nossas crianças, porque os nossos índices no que tange a imunização infantil, estão péssimos e isso é muito ruim”, declarou Hirano ao se referir a imunização contra a Covid-19.

Doenças como coqueluche, febre amarela, sarampo e hepatite A são comuns nesta época do ano, e a vacina é a melhor maneira de evitar que elas atrapalhem as férias e o verão. “Os profissionais que farão aplicação das vacinas passaram por treinamento e estão devidamente capacitados para realizar este serviço”, disse a coordenadora de Imunizações da SMS, Amanda Carvalho.

Os pais ou responsáveis devem estar presentes no momento da vacinação das crianças e adolescentes e munidos de documento de identificação do adulto e da criança, além da caderneta de vacinação e do comprovante de residência. Aqueles que irão fazer a vacina contra a Covid-19 devem apresentar ainda o cartão de vacina com as doses anteriores.