Novembro 24, 2024

Portal Goitacá

A Noticia da Cidade

Sem Coronavac, Campos suspende vacinação da primeira dose em crianças de 3 e 4 anos

A Secretaria Municipal de Saúde suspendeu a vacinação da primeira dose contra a Covid-19 das crianças de 3 e 4 anos de idade, a partir de segunda-feira (09). A medida foi necessária, pois o município não recebeu do Ministério da Saúde repasse da Coronavac, limitando as doses em estoque para a aplicação da segunda dose. A imunização será retomada para esse público-alvo assim que novas doses forem entregues.

Assim, as crianças de 3 a 11 anos já vacinadas com Coronavac poderão receber a segunda dose normalmente, por meio do agendamento online (AQUI) ou senha, Fundação Municipal de Esportes (FME), antiga AABB, das 9h às 16h. No mesmo local, as crianças de 5 a 11 anos que irão receber a 1ª e 2ª dose da Pfizer Pediátrica.

As crianças de 5 a 11 anos poderão, ainda, ser vacinadas na Clínica da Criança, das 8h às 17h. Lá o atendimento é exclusivamente por senha. Já nas UBSF Parque Prazeres, UBSF Custodópolis, UBSF Parque Rodoviário, UBSF Ponta da Lama, UBSF Morro do Coco, UBSF Santo Amaro e UPH de Travessão, o atendimento é por agendamento presencial e senha, das 8h30 às 16h.

O prazo para quem vai receber a segunda dose da Coronavac é de 28 dias após a primeira dose. Já quem vai receber a segunda dose da Pfizer, o intervalo é de oito semanas ou dois meses.

Também segue normalmente a vacinação das crianças de 6 meses a 2 anos, 11 meses e 29 dias. Para a 1ª e 2ª dose da Pfizer Baby, pais ou responsáveis legais devem levar os filhos na Cidade da Criança e no Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE) das 8h às 13h. Na Fundação Municipal de Esportes (FME), das 9h às 16h. Em todos os locais o atendimento é por senha.

O esquema primário de vacinação para menores de 2 anos é composto por três doses: duas iniciais com intervalo de quatro semanas, seguidas por uma terceira após, no mínimo, oito semanas depois da segunda dose.

No ato da vacinação, pais e responsáveis devem apresentar documento com foto ou registro de nascimento, CPF, caderneta de vacinação ou cartão de vacina contra a Covid-19, além do comprovante de residência. As crianças com comorbidades ou deficiência permanente de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, além dos documentos pessoais, é preciso um documento que comprove a condição de saúde, que pode ser um laudo médico, receita, a Carteira Municipal de Identificação do Autista (CMIA), dentre outros.

FAROL DE SÃO TOMÉ—Além das vacinas contra a Covid-19 disponíveis, crianças, adolescentes e adultos podem receber as vacinas de rotina todos os dias da semana, sempre das 10h às 15h, no estande do Meio Ambiente, situado no Posto 6 da orla do litoral campista, na Avenida Olavo Saldanha. A vacinação faz parte do projeto “Proteção e Diversão”, que tem objetivo de atualizar a caderneta de vacinas dos campistas.