A Secretária de Agricultura, Pecuária e Pesca realiza, no dia 10 de setembro, a I Feira da Agricultura Familiar de Campos, uma grande feira agroalimentar para aproximar o agricultor e o produtor rural familiar do consumidor. O objetivo é ampliar o mercado e incentivar o consumo de produtos locais que se destacam por terem a origem da produção conhecida, a qualidade certificada e o preço mais justo. “Com isso, além de segurança alimentar e consumo sustentável, a Prefeitura ajuda a fortalecer o trabalho do pequeno produtor e a promover a diversificação da produção de alimentos, gerando, dessa forma, o desenvolvimento do campo, do agronegócio e da economia no município”, explica o secretário Almy Júnior.
A Feira da Agricultura Familiar acontece junto com a II Feira do Pescado, dentro da programação da Semana do Pescado, um movimento nacional de incentivo ao consumo de peixes, moluscos e crustáceos. As feiras serão montadas no Jardim do Liceu e funcionarão no dia 10, das 7h às 13h. No local também haverá uma praça de alimentação com música ao vivo e espaço de comercialização de artesanato. Serão 13 barracas da Agricultura Familiar; cinco do Pescado, quatro de alimentação e quatro de artesanato. Para tornar o ambiente ainda mais “agro”, a apresentação musical fica por conta de Charles Motta, com muito sertanejo, forró e pizeiro.
Os produtos vão de frutas, legumes, verduras, peixes, goma de tapioca, grãos, temperos, salgados, doces, biscoitos, caldos e compotas a sabonetes, hidratantes e artesanatos.
“Tudo vendido diretamente por quem produziu a quem vai consumir. Campos já conta com feiras fortes, como a do Mercado Municipal e a Feira da Roça, mas estamos implantando esse novo modelo agrofamiliar, onde não haverá revenda de produtos, pois todo alimento ou produto a ser comercializado é de Campos e produzido em Campos. Queremos que os campistas conheçam tudo de bom que temos aqui e privilegiem os produtos locais. No Brasil, a Agricultura Familiar é responsável por 70% da produção dos alimentos que chegam em nossas mesas e, ao comprar direto do nosso agricultor, do nosso produtor rural, do pescador do nosso município, os campistas estarão ajudando a diversificar a agricultura, a preservar o meio ambiente, a desenvolver as zonas rurais, fixando o homem no campo e, principalmente, vão garantir uma alimentação muito mais saudável para toda população”, detalhou o secretário de Agricultura.
Outras Noticias
Polícia apreende drogas durante ação em Comunidade de Guarus
PM apreende grande quantidade de drogas em operação na comunidade Tira Gosto
Segunda etapa das obras do Programa Bairro Legal inaugurada em dois bairros