O prefeito Wladimir Garotinho; o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres; o secretário da Casa Civil, Suledil Bernardino; e a subsecretária Rita Abreu acolheram os profissionais da Educação, estudantes, pais de alunos e público em geral na Avenida Bartolomeu Lisandro, no Jardim Carioca, durante o tradicional desfile cívico de Guarus.
Pela primeira vez, Nycollas da Silva Almeida, 6 anos, participou de um desfile cívico, e garantiu que está muito feliz. Seu pai, Nillian Oliveira Almeida, é natural de São Gonçalo (RJ), mas, atualmente, reside em Campos e fez questão de prestigiar o tradicional Desfile Cívico da Independência do Brasil, ao lado da família, neste domingo (4), na Avenida Bartolomeu Lisandro, bairro Jardim Carioca. Após cinco anos sem programação, as comemorações voltaram a contemplar as unidades escolares e moradores da Região de Guarus.
“Está sendo maravilhoso e tudo muito organizado. É muito bom adquirir novos conhecimentos, isso leva a expandir a mente da criança e a nossa. Está sendo ótimo aprender mais sobre a história de cada escola apresentada aqui. Muita gente de Guarus não consegue se deslocar para o Cepop, por isso é muito importante ter um desfile aqui em Guarus também, pois nos dá a oportunidade de participar um pouco da cultura da cidade”, afirmou Nillian, acompanhado da esposa Driele Lopes e sua tia Conceição Henrique.
Ao todo, 11 escolas municipais da região de Guarus e uma escola estadual se apresentaram ao público, contando o histórico de cada unidade. O evento contou, ainda, com um pelotão formado pelas Vilas Olímpicas do Parque Santa Clara, Parque Guarus e Jardim Carioca, com demonstração das atividades ofertadas nesses equipamentos de esporte e lazer. A ordem de apresentação foi definida na quinta-feira (1) por meio de sorteio realizado na Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), responsável pela organização do evento.
“Esse é um momento histórico e muito importante para os moradores de Guarus, principalmente, que voltaram a ser abraçados pelo governo municipal, após anos de esquecimento e abandono. Esse desfile tem um valor social enorme e garante à população um sentimento de pertencimento. Nossos alunos, profissionais do ensino, além das bandas e fanfarras encantaram a todos e estavam com um brilho no olhar marcante. Muitos vieram agradecer pelo retorno das apresentações aqui em Guarus. São 200 anos de independência do nosso país e isso precisa ser celebrado. Parabéns a todas as instituições que participaram e às famílias de Guarus que ajudaram a resgatar a nossa tradição que havia sido abandonada. No dia 07 de setembro também esperamos a todo no Cepop para um grande desfile”, disse o prefeito.
O secretário Marcelo destacou o tema do evento: “Os 200 anos da Independência”, e o subtema: “Os 100 anos da Semana de Arte Moderna”. O evento contou com apoio da Guarda Civil Municipal, Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT), Secretaria de Saúde e Fundação Municipal de Esporte (FME).
“Foi lindo e emocionante. O retorno dos desfiles é parte do resgate da nossa Educação. No dia 07 de setembro, quarta-feira, teremos o grande desfile cívico-militar no Cepop. E no domingo (11), vamos encerrar o período de comemorações em Farol de São Tomé. Nosso professores, gestores, demais profissionais da Educação e estudantes participaram ativamente do desfile. Tivemos muitas famílias presentes lotando o local. Orgulho de fazer parte dessa nova história de Campos”, destacou Marcelo.
A diretora da Escola Municipal Professora Olga Linhares, Danielle Mothé, agradeceu emocionada: “Gostaria muito de agradecer em meu nome, em nome de todos os professores, funcionários, alunos e pais de alunos a oportunidade de participar do desfile. Agradeço muito ao prefeito por trazer de volta ao público de Guarus o tradicional desfile da Avenida Bartolomeu Lisandro, que sempre foi um marco na história das escolas de Guarus e nos foi tirado esse prazer pelo prefeito anterior antes mesmo da pandemia. Muito obrigada, prefeito!”.
Uma presença muito marcante foi a de dona Licy Gomes, uma das estudantes mais idosas da rede municipal de ensino. Aluna da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na escola Olga Linhares, ela tem 84 anos. “Estava ansiosa, foi tudo muito lindo, gostei muito, fiquei muito feliz de ver o secretário e o prefeito aqui, foi uma maravilha. Estou muito emocionada e realizada”.
A abertura da Semana da Pátria aconteceu na Praça São Salvador quinta-feira (1) com hasteamento da Bandeira Nacional, feita pelo secretário Marcelo, e inauguração das placas “Lugares de Memória” no Museu Histórico. A programação inclui, ainda: sessão solene na Câmara de Vereadores segunda-feira (5), às 15h; o desfile principal no Cepop na quarta-feira (07) às 8h; e um desfile em Farol de São Tomé, domingo (11), às 9h.
“Amei estar presente e levando a camisa da educação especial. Foi lindo demais. Perfeito. Todos pela inclusão”, comentou a servidora Edimara Vieira Coutinho.
Instituições presentes neste domingo:
1- EM FREDERICO PAES BARBOSA
2- EM LÍDIA LEITÃO
3- EM SANTO ANTÔNIO
4- EM CUSTÓDIO SIQUEIRA
5- EM PROFESSORA EUNÍCIA
6- EM PRISCO DE ALMEIDA
7- EM ATAÍDE DIAS
8- EM CARMEM CARNEIRO
9- EM OLGA LINHARES
10- EM WILSON BATISTA
11- COLÉGIO ESTADUAL BENTA PEREIRA
12- EM DR. LUÍS SOBRAL
13- VILAS OLÍMPICAS
Outras Noticias
Polícia apreende drogas durante ação em Comunidade de Guarus
PM apreende grande quantidade de drogas em operação na comunidade Tira Gosto
Segunda etapa das obras do Programa Bairro Legal inaugurada em dois bairros