Novembro 22, 2024

Portal Goitacá

A Noticia da Cidade

Campos terá novo Dia D de vacinação neste sábado no Jardim São Benedito

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza, no próximo sábado (27), a 2ª edição do Mais vacina, mais diversão!. O novo “Dia D” de mobilização municipal visa a atualização da caderneta de vacinação de crianças de 2 meses a 11 anos e adolescentes de 12 a 15 anos, com as imunizantes do calendário de rotina, por meio das campanhas de Multivacinação e contra a Poliomielite, além de Influenza e Covid-19, que serão administradas conforme os critérios Ministério da Saúde.

Assim como na edição anterior, o local escolhido foi o Jardim São Benedito. A vacinação acontecerá das 9h às 13h, porém a senha será distribuída somente até as 12h. Todas as crianças que forem vacinadas receberão uma pulseira que dará direito a 50% de desconto no valor de cada brinquedo do jardim, como por exemplo, minhocão, pula-pula cama elástica e também dar aquele passeio pela cidade no Trenzinho da Alegria.

Haverá, ainda, distribuição gratuita de pipoca e interação e fotografia com o Transformers de LED. “Estamos reunindo todos os esforços para ampliar a proteção de nossas crianças e adolescentes e elevar a cobertura vacinal. Para isso, convocamos pais e responsáveis para levarem seus filhos para serem imunizados. Esta é uma oportunidade para proteger as crianças e aproveitar as oportunidades de lazer oferecidas no espaço”, disse o subsecretário de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde (Subpav), Rodrigo Carneiro.

Na vacinação contra Poliomielite, as crianças de 1 ano irão completar o esquema com três doses da vacina VIP (vacina inativada pólio), administrada por via intramuscular. Já as crianças de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias, que já receberam as três doses, irão receber a dose extra com a VOP (vacina pólio oral), também conhecida por ser a vacina da gotinha.

Pela Multivacinação serão atualizadas as vacinas de rotina de forma geral para os menores de 15 anos. Estarão disponíveis: Hepatite B, Penta (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e poliomielite), Rotavírus, Pneumo 10, Meningo C, Febre Amarela, Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola), DTP (tríplice bacteriana), Hepatite A e Varicela (catapora). No calendário do adolescente há mais vacinas, além de reforços das imunizações feitas na infância. São elas: Hepatite B, Febre Amarela, Tríplice Viral, Difteria e Tétano Adulto, Meningocócica ACWY, HPV quadrivalente.

Também será aplicada a vacina Influenza, que previne contra a gripe, para os dois públicos a partir dos seis meses. Já vacina contra a contra a Covid-19 será para crianças acima dos 5 anos de idade.

As cadernetas de vacinação de cada criança serão avaliadas e a atualização será feita de acordo com o esquema vacinal de cada um. “Duplicamos o quantitativo de profissionais em relação a primeira edição e a ampliamos estrutura de tentas para melhor atender a população”, disse a coordenadora de Imunizações, Amanda Carvalho.