O Dia D de mobilização nacional da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação para atualização da caderneta de vacina de crianças e adolescentes será neste sábado (20). Ao todo, 24 polos, entre Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF), Unidades Pré-Hospitalares (UPH) e Centros de Referências, estarão funcionando, das 9h às 14h, para garantir a proteção ao público infanto-juvenil.
As campanhas foram abertas no dia 8 de agosto e seguem até 9 de setembro. “O objetivo das campanhas é promover a proteção coletiva por meio da disseminação do vírus vacinal, alcançar cobertura vacinal igual ou maior que 95% para a vacina poliomielite para os menores de 5 anos de idade, além de reduzir o número de não vacinados de crianças e adolescentes menores de 15 anos, e melhorar as coberturas vacinais, conforme o calendário básico de vacinação”, disse o secretário de Saúde, Paulo Hirano.
Na vacinação contra Poliomielite, as crianças de 1 ano irão completar o esquema com três doses da vacina VIP (vacina inativada pólio), administrada por via intramuscular. Já as crianças de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias, que já receberam as três doses, irão receber a dose extra com a VOP (vacina pólio oral), também conhecida por ser a vacina da gotinha.
A Multivacinação visa a atualização das vacinas de rotina de forma geral. O público-alvo são os menores de 15 anos. Estarão disponíveis: Hepatite B, Penta (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e poliomielite), Rotavírus, Pneumo 10, Meningo C, Febre Amarela, Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola), DTP (tríplice bacteriana), Hepatite A e Varicela (catapora).
No calendário do adolescente há mais vacinas, além de reforços das imunizações feitas na infância. São elas: Hepatite B, Febre Amarela, Tríplice Viral, Difteria e Tétano Adulto, Meningocócica ACWY, HPV quadrivalente.
As Campanhas de Vacinação contra Poliomielite e de Multivacinação coincidem com a imunização contra a Covid-19 em andamento. As vacinas Covid-19 poderão ser administradas de maneira simultânea com qualquer imunizante do calendário de rotina, na população a partir de 5 anos de idade.
“A atualização da situação vacinal aumenta a proteção contra as doenças imunopreveníveis, evitando a ocorrência de surtos e hospitalizações, dentre outras complicações”, disse o subsecretário de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde (Subpav), Rodrigo Carneiro.
O subsecretário orienta que pessoas com doenças febris agudas, moderadas ou graves devem adiar a vacinação até a resolução do quadro, com o intuito de não se atribuir à vacina as manifestações da doença.
CONFIRA OS POSTOS DE VACINAÇÃO
Centro de Referência em Imunobiológicos Especiais (CRIE) na Secretaria de Saúde
Centro de Saúde de Guarus (CSG)
Cidade da Criança (crianças de 6 anos, 11 meses e 29 dias)
UBSF Parque Prazeres
UBS Penha
UBS Poço Gordo
UBS Saturnino Braga
UBS Tocos
UBS Venda Nova
UBSF Parque Aldeia
UBSF Custodópolis
UBSF Felix Miranda
UBSF IPS
UBSF Jamil Ábido
UBSF Lagamar/Farol de São Tomé
UBSF Lagoa de Cima
UBSF Morangaba
UBSF Morro do Coco
UBSF Parque Rodoviário
UBSF Patronato São José
UBSF Santos Dumont
UPH Santo Eduardo
UPH Travessão
Outras Noticias
Equipes do HFM recebem treinamentos sobre novos produtos de desinfecção
Saúde amplia número de postos de vacinação de rotina e gripe no município
Projeto SOS Coração é apresentado na 19ª Mostra “Brasil, aqui tem SUS”