O Dia D da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite, para menores de 5 anos, e de Multivacinação para atualização da caderneta de vacina de crianças e adolescentes de até 15 anos, foi um sucesso. Em cinco horas, foram aplicadas 1.636 doses de vacinas contra a Poliomielite e outras 4.961 doses de imunizantes do calendário de rotina.
A ação aconteceu neste sábado (20) em 23 polos entre Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs), Unidades Pré-hospitalares (UPHs) e Centros de Referências. As campanhas foram abertas em 08 de agosto e seguem até o dia 09 de setembro. Em Campos, a expectativa é de atingir até 95% do público-alvo contra a Pólio, aproximadamente 35 mil crianças.
Apesar do sucesso, o assessor técnico de imunização da secretaria municipal de Saúde, Leonardo Cordeiro, reforça que o índice de vacinação ainda está abaixo da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde.
“O balanço de ontem (sábado) foi bem positivo. Em todos os postos a adesão foi muito boa, com uma média de 230 aplicações em cada um. Mas, a gente ressalta que a cobertura ainda continua baixa. Atualmente, nós estamos com quase 3 mil doses de Pólio aplicadas, sendo que a meta é de vacinar em torno de 35 mil crianças. Por isso, é importante que os pais levem os filhos para se vacinarem, a fim de evitar que essas doenças, antes erradicadas, voltem a contaminar nossas crianças”.
Das doenças que acabaram ressurgindo, Leonardo Cordeiro deu exemplo do sarampo, cujos casos apareceram no estado do Rio de Janeiro em 2018, devido à baixa cobertura vacinal, e até hoje é dada uma dose de vacina extra aos seis meses de idade e ampliação da faixa etária, que passou de 49 para 59 anos.
“A caderneta de vacinação deve ser mantida em dia, fazendo sempre a verificação, junto aos postos de saúde, para saber se não está faltando algum imunizante”, orienta.
Outras Noticias
Equipes do HFM recebem treinamentos sobre novos produtos de desinfecção
Saúde amplia número de postos de vacinação de rotina e gripe no município
Projeto SOS Coração é apresentado na 19ª Mostra “Brasil, aqui tem SUS”