A Secretaria Municipal de Saúde reorganizou os postos de vacinação contra a Covid-19 que, a partir de segunda-feira (27), estão ampliando o 2ª reforço (4ª dose) para todos os profissionais da saúde com idade igual o superior a 18 anos vacinados no esquema básico com Pfizer, Astrazeneca e Coronavac. Também segue aplicando o reforço para quem tem 40 anos ou mais e pessoas imunocomprometidas acima de 18 anos, que receberam três doses no esquema primário (duas doses e uma dose adicional). A vacinação acontece em 17 postos que foram distribuídos para atender entre 9h e 22h, por meio de senha.
Considera-se trabalhadores da saúde elegíveis para receber o reforço todos que atuam em estabelecimentos de serviços de saúde, a exemplo de hospitais, clínicas, ambulatórios, unidades básicas de saúde, laboratórios, farmácias, drogarias e outros locais, incluindo funcionários do sistema funerário, Instituto Médico Legal (IML) e Serviço de Verificação de Óbito (SVO) que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados e; acadêmicos em saúde e estudantes da área técnica em saúde em estágio hospitalar, atenção básica, clínicas e laboratórios.
Pessoas com idade entre 18 e 39 anos que receberam a vacina da Janssen devem completar o esquema vacinal com três doses: a dose única, um primeiro reforço dois meses depois com o mesmo imunizante; o segundo reforço (3ª dose) há quatro meses após o primeiro reforço. Já aqueles com idade superior a 40 anos precisam tomar quatro doses, ou seja, a dose única, um primeiro reforço dois meses depois; o segundo reforço (3ª dose) e terceiro reforço (4ª dose) com intervalo de quatro meses entre cada dose. Nesses casos, a recomendação é que sejam usadas as vacinas AstraZeneca, Pfizer ou Janssen.
Gestantes e puérperas devem tomar a dose de reforço com a vacina da Pfizer. Caso esse imunizante não esteja disponível poderá ser utilizado a vacina Coronavac. Para as pessoas que tomaram a dose única da Janssen e fizeram o primeiro reforço com outro imunizante, também precisa dar sequência à imunização respeitando o intervalo de quatro meses.
Também será aplicada a primeira dose de reforço (3ª dose) para as pessoas com 12 anos ou mais, incluindo gestantes e puérperas (45 dias após o parto), que receberam a segunda dose há quatro meses. No caso dos adolescentes (12 a 17 anos), o imunizante usado será Pfizer ou CoronaVac. Os maiores de 18 anos, com exceção de gestantes e puérperas, podem usar a Pfizer, CoronaVac e ainda a AstraZeneca ou Janssen para fazer a dose de reforço independente do imunizante usado no esquema primário.
A secretaria também atualizou as datas para quem vai receber a segunda dose. Logo devem comparecer aos postos aquelas pessoas com 12 anos ou mais vacinadas com Pfizer até o dia 30 de maio. A segunda dose da AstraZeneca é para aqueles que tomaram a 1ª dose até o dia 23 de maio e da CoronaVac, para quem foi imunizado até o dia 06 de junho. Os adolescentes, de 12 a 17 anos, que receberam Pfizer, devem respeitar o intervalo de 2 meses.
Os adolescentes de 12 a 17 anos imunocomprometidos com o esquema primário de duas doses completo devem receber a dose adicional (3ª dose), observando o intervalo de dois meses. Para receber a vacina é preciso laudo médico ou outro documento que comprove a condição e o cartão de vacina da Covid-19, além de documentos pessoais.
O município continua aplicando a primeira dose para todas as pessoas com 12 anos ou mais que, por algum motivo, ainda não foram vacinadas.
Para receber as vacinas é necessário apresentar documento com foto, CPF, comprovante de residência, a caderneta ou cartão de vacinação Covid-19. No caso de gestantes, também é preciso o cartão pré-natal e declaração médica. Já profissionais da saúde devem levar também documento que comprove o efetivo exercício da função (carteira de trabalho, contracheque) ou Conselho responsável pela categoria.
CRONOGRAMA DA 1ª E 2ª DOSE:
1ª dose para todas as pessoas com 12 anos ou mais
2ª dose de AstraZeneca para quem tomou a 1ª até o dia 23 de maio
2ª dose de Pfizer para quem tomou a 1ª até o dia 30 de maio
2ª dose da CoronaVac para quem tomou a 1ª até o dia 06 de junho
Adolescentes de 12 a 17 anos que tenham recebido a 1ª dose há dois meses
PRIMEIRA DOSE DE REFORÇO (3ª DOSE):
Público em geral com 12 anos ou mais e que tenha tomado a 2ª há quatro meses
Gestantes e puérperas que tenham tomado a 2ª há quatro meses
DOSE ADICIONAL (3ª DOSE):
Adolescentes imunocomprometidos de 12 a 17 anos que receberam a 2ª dose há dois meses
SEGUNDA DOSE DE REFORÇO (4ª DOSE):
Pessoas com 40 anos ou mais que receberam a 3ª dose há quatro meses
Profissionais de saúde com 18 anos ou mais que receberam a 3ª dose há quatro meses
Indivíduos imunocomprometidos acima de 18 anos de idade que receberam a 3ª dose há quatro meses.
REFORÇO DA JANSSEN:
Pessoas de 18 anos a 39 anos
Total de 3 doses: dose única + 1º reforço + 2º reforço
Pessoas de 40 anos ou mais Total de 4 doses: dose única + 1º reforço + 2º reforço + 3º reforço
Gestantes e puérperas devem tomar a dose de reforço com a vacina da Pfizer. Caso esse imunizante não esteja disponível poderá ser CoronaVac.
Intervalo:
2 meses entre a dose única e o 1º reforço
4 meses entre os reforços seguintes
POSTOS COM APLICAÇÃO DA 1ª, 2ª, 3ª E 4ª DOSES (CoronaVac, Pfizer, Janssen e AstraZeneca) – 9H ÀS 15H
AUTOMÓVEL CLUBE
CAMPOS SHOPPING
CENTRO DE SAÚDE DE GUARUS
CLUBE DA TERCEIRA IDADE
DRIVE-THRU DA UENF
FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE ESPORTES (ANTIGA AABB)
QUIOSQUE RODOVIÁRIA ROBERTO SILVEIRA
UBS DE TOCOS
UBSF DORES DE MACABU
UBSF LAGAMAR/FAROL DE SÃO TOMÉ (13h às 15h)
UBSF SÃO SEBASTIÃO
VILA OLÍMPICA DO JARDIM CARIOCA
POSTOS COM APLICAÇÃO DA 2ª DOSE (CoronaVac e AstraZeneca) – 9h às 16h.
SECRETARIA MUICIPAL DE SAÚDE
POSTOS COM APLICAÇÃO DA 1ª, 2ª, 3ª E 4ª DOSES (CoronaVac, Pfizer, Janssen e AstraZeneca) -16H ÀS 22H
UPH SALDANHA MARINHO
UPH FAROL DE SÃO TOMÉ
POSTOS COM APLICAÇÃO DA 1ª, 2ª, 3ª E 4ª DOSES (CoronaVac, Pfizer, Janssen e AstraZeneca) – 18H ÀS 22H
UPH URURAÍ
UPH TRAVESSÃO
Outras Noticias
Ferreira Machado avança com mais de 170 cirurgias ortopédicas eletivas em 2025
Aumento dos casos de síndrome respiratória aguda grave faz estado do RJ decretar situação de emergência
Saúde mantém vacinação durante feriado e ponto facultativo