A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, atendeu mais 800 pessoas em mais um dia do Mutirão de Atualização do Cadastro Único na Fundação Municipal de Esportes (FME). A ação acontece com o objetivo de manter atualizados os dados das famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social. O mutirão foi iniciado na quarta-feira (2) e segue até esta sexta-feira (4) no Ginásio Poliesportivo Waldir Pereira, na FME.
A coordenadora do Cadastro Único em Campos, Kamila Oliveira, explica que a ação desta quinta-feira transcorreu dentro da normalidade, com o atendimento sendo iniciado a partir da abertura dos portões, sempre prevista para as 9h. Por dia, estão sendo oferecidas 800 vagas. Desse total de vagas, 25% são reservadas para o atendimento prioritário.
“Conseguimos alocar mais da metade da população até as 9h, com todo mundo dentro do ginásio. Isso facilitou muito para a acomodação das pessoas e para o início e celeridade do atendimento. O cenário desta quinta-feira foi de tranquilidade para esse mutirão histórico de 800 vagas, que nunca antes havia sido ofertado”, falou Kamila.
A coordenadora reforça que a ação na Fundação Municipal de Esportes termina nesta sexta-feira, mas outros mutirões serão realizados ainda no mês de abril, como em Guarus (dias 15 e 16) e na Baixada Campista (29 e 30). “A expectativa para esta sexta-feira é grande, mas queria tranquilizar a população porque isso pode gerar a sensação de que é a última ação que vai acontecer no mês. Esse foi o primeiro entre os vários mutirões que vão acontecer de forma territorializada ainda em abril. Quem não conseguiu vir, não crie esse apavoramento. A gente segue com a oferta de 800 vagas para amanhã, mas outras ações vão acontecer em outros locais, como em Guarus e na Baixada”, reforçou.
De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho, os mutirões estão sendo realizados para suprir a demanda do volume de inscritos no Cadastro Único que precisam atualizar os dados, desafogando o fluxo de agendamento pelo site que será retomado nesta sexta-feira (4).
“Todas às sextas-feiras, a gente abre as vagas para o agendamento de atualização do Cadastro Único nos CRAS espalhados pelo município, mas a demanda ainda é muito grande. Os mutirões dão uma baixa no acesso dos agendamentos, melhorando a fluidez para todos. Com os mutirões, a gente consegue reunir as pessoas que precisam atualizar o CadÚnico em um lugar só, de forma descentralizada. Assim a gente possibilita que o cadastro seja atualizado de forma mais rápida, fazendo com que aquela família tenha seu problema resolvido ou benefício desbloqueado”, disse Rodrigo.
CONFIRA O CRONOGRAMA DE AGENDAMENTO EM ABRIL:
Sexta-feira, 4 de abril: abre agendamento normal para a semana seguinte
Sexta-feira, 11 de abril: abre agendamento apenas para o dia 14 de abril (segunda-feira)
Sexta-feira, 18 de abril: abre agendamento normal para a semana seguinte.
Sexta-feira, 25 de abril: abre agendamento apenas para o dia 28 de abril.
Outras Noticias
Prefeitura mantém alerta, apesar de previsão de menos volume de chuvas para Campos
Primeiro Mutirão de Atualização do CadÚnico de abril com 2.400 pessoas atendidas
Campanha Abril Azul: rede municipal atende cerca de 1.100 alunos com TEA