A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), continua com a vacinação itinerante nas escolas da rede municipal de ensino. Duas equipes foram montadas para a imunização de alunos e profissionais da Educação com as vacinas contra a Covid-19, gripe e as previstas no Programa Nacional de Imunizações (PNI), que são as de rotina. Para que os estudantes possam receber as vacinas, os pais ou responsáveis legais precisam autorizar a aplicação das mesmas.
O subsecretário de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde (Subpav), médico infectologista Rodrigo Carneiro, faz um alerta aos pais sobre a importância de autorizar os filhos a tomarem a vacina.
“Devido à pandemia houve uma baixa na procura pelas vacinas, levando às secretarias de Saúde e de Educação a iniciar essa busca ativa nas escolas”, explicou o médico, ressaltando que a visita às unidades escolares segue um cronograma elaborado pelo Programa Saúde na Escola (PSE) da Seduct.
Rodrigo Carneiro disse ainda que, caso a pessoa não tenha apresentado reação adversa anteriormente, não há contraindicação para que tomem as vacinas de rotina. “Se isso ocorrer, ela é encaminhada ao Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie), que funciona na secretaria de Saúde, para avaliação por um profissional médico”.
A assessora técnica da Seduct, Cátia Melo, disse que, para seguir avançando no processo de vacinação das crianças e adolescentes, a Educação adotou uma nova estratégia. “Decidimos anexar ao formulário que é enviado aos pais uma mensagem informando quais são as vacinas que estão sendo disponibilizadas nas escolas”, explicou Cátia. O formulário é o mesmo que os pais assinam autorizando a aplicação dos imunizantes.
Segundo ela, a vacina contra a Covid-19 começou a ser aplicada no dia 22 de março deste ano. Conforme levantamento feito pela Seduct, até 03 de junho foram visitadas 50 escolas e administradas 4.353 doses, sendo 4.182 em alunos e 171 em profissionais.
Já a aplicação das vacinas de rotina teve início em 19 de maio. Até 03 de junho foram administradas 406 doses e atendidos 299 alunos e 23 profissionais em dez escolas. A vacina do HPV foi a que teve maior procura, um total de 191 doses aplicadas.
Outras Noticias
Equipes do HFM recebem treinamentos sobre novos produtos de desinfecção
Saúde amplia número de postos de vacinação de rotina e gripe no município
Projeto SOS Coração é apresentado na 19ª Mostra “Brasil, aqui tem SUS”