A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa de Planejamento Familiar, abriu, nesta segunda-feira (06), 120 novas vagas para o agendamento online dos serviços de implantação de Dispositivo Intrauterino (DIU), laqueadura e vasectomia em mulheres e homens, respectivamente. O programa foi reativado recentemente pela atual gestão. Os procedimentos são utilizados para o controle da natalidade.
Do total de vagas disponíveis para agendamento por meio do site da Prefeitura, algumas são para atendimento noturno, às 18h, para que o interessado possa cumprir com todas as etapas que antecedem ao procedimento. Segundo Bruna Araújo, diretora de Auditoria, Controle e Avaliação (DACA), da secretaria de Saúde, o objetivo é atender as pessoas que trabalham durante o dia e não têm tempo de buscar atendimento.
Para integrar o programa, a pessoa deverá fazer o agendamento através do link Consulta Fácil (AQUI), no site oficial da Prefeitura. Feito o agendamento, ela é convidada a participar de uma palestra em uma das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município para apresentação dos métodos disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS): Métodos Comportamentais, Métodos de Barreira, Anticoncepção Hormonal Oral, Anticoncepção Hormonal Injetável, DIU, Esterilização e Anticoncepção de Emergência (pílula do dia seguinte) e como ter acesso a esses métodos.
Depois da palestra, o interessado é encaminhado ao Centro de Referência e Tratamento da Mulher (CRTM) para a triagem com psicóloga, assistente social e consulta com médico urologista. Feita a triagem e os exames pré-operatórios, eles são encaminhados ao Hospital Plantadores de Cana (HPC), onde é feita a cirurgia.
Outras Noticias
Polícia apreende drogas durante ação em Comunidade de Guarus
PM apreende grande quantidade de drogas em operação na comunidade Tira Gosto
Segunda etapa das obras do Programa Bairro Legal inaugurada em dois bairros