Tornar a ciência mais acessível e envolvente para os alunos de Campos dos Goytacazes, promovendo uma educação científica de qualidade e inspirando a próxima geração de cientistas, inovadores e empreendedores. Esse é o principal objetivo da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia que tem investido de forma mais contundente no ensino de Ciências através de equipamentos como o Laboratório Móvel de Ciências “Viajando na Ciência”, que, só este ano, já visitou 28 escolas da Rede Municipal e atendeu 6.638 alunos.
Além das escolas, o “Viajando na Ciência” também esteve em locais como Pracinha do Flamboyant, através do “Ciência na Praça”, no Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase) e no Festival dos Estudantes.
A subsecretária de Ciência e Tecnologia, Suzana da Hora, explica que o desafio do “Viajando na Ciência” é levar o conhecimento científico de forma prática e interativa para as diversas escolas municipais e locais públicos, utilizando o laboratório móvel para realizar atividades científicas que estimulem a curiosidade e o interesse dos alunos pelas Ciências.
“Além do ‘Viajando na Ciência’, que é um caminhão e, sendo móvel, percorre as unidades, a Subsecretaria de Ciência e Tecnologia tem ainda contribuído para a instalação de laboratórios de Ciências nas unidades”, disse a secretária.
Coordenadora de Ciência, Carla Salles explica que, ao todo, 23 laboratórios estão em funcionamento com a presença de professores, sendo que 1.079 turmas já foram atendidas, mais de 23 mil alunos beneficiados e aproximadamente 600 atividades desenvolvidas.
“Nossa meta é transformar os laboratórios de ciências em centros de inovação e descoberta, criando um ambiente estimulante e colaborativo onde os alunos possam explorar o mundo da ciência de forma prática e significativa. E o desafio é implementar clubes de ciências nas escolas da rede, utilizando os laboratórios de ciências para promover a investigação científica, a inovação e a colaboração entre os estudantes”, disse Carla.
A coordenadora ressaltou ainda que os professores que atuam nos laboratórios de ciências participam de encontros mensais com a intenção de trocar experiência entre eles, criar roteiros e algumas práticas, pois a intenção é elaborar um manual digital de experimentos, para disponibilizar para a rede inteira.
“Esse momento que a gente já intitulou de clube de ciências não fica restrito só aos professores dos laboratórios, a gente abre também para os de Ciências. Nossa intenção, além de fazer essa troca entre os professores que estão nos laboratórios, é ainda elaborar esses roteiros para facilitar e estimular a prática de atividades pelos demais professores de ciências da Rede”, explicou Carla.
Gestor da Escola Municipal Professora Sebastiana Machado da Silva, Hermann Moura Gouvêa disse que o laboratório de ciências traz aos alunos a possibilidade da imersão nos conteúdos apresentados em sala de aula.
“Os experimentos são fundamentais para a comprovação das aulas teóricas, assim como oportunizar novas descobertas. Desde sua chegada em nossa unidade, o laboratório de ciências tem sido uma das ferramentas mais concorridas para a utilização pelos professores e preferida dos alunos. A riqueza de detalhes e qualidade dos materiais e principalmente o conteúdo pedagógico fazem do laboratório de ciências um item indispensável aqui na escola”, explica Hermann.
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