Novembro 22, 2024

Portal Goitacá

A Noticia da Cidade

Quando levar sua filha ao ginecologista?

O Dr. César Patez alerta sobre a importância de ir ao ginecologista após a primeira menstruação.

Para algumas meninas, ir ao ginecologista pela primeira é um tanto quanto assustador. Principalmente com todas as mudanças que o corpo sofre ao passar pela primeira menstruação. E é justamente por isso que a ida ao médico é tão importante. De acordo com o ginecologista César Patez, a primeira vez precisa funcionar como uma busca de informações sobre essas mudanças. O médico tirou algumas dúvidas sobre o assunto:

Quando e como explicar a menstruação para a filha?
Dr. César Patez: O ideal é abordar o tema de forma natural, sem dramas quando as primeiras mudanças fisiológicas começarem a surgir.

Minha filha teve sua primeira menstruação. E agora?
Dr. César Patez: O ideal é respeitar a privacidade da menina, evitando expor a situação se for do desejo dela , parabenizá-la por estar saudável e crescendo.

Quais são os sinais que surgem na primeira menstruação?
Dr. César Patez: Costuma ocorrer aumento das mamas, crescimento de pelos pubianos, aparecem os primeiros sinais de corrimento e alterações de humor podem aparecer como sinais de tensão pré menstrual.

O que fazer se a primeira menstruação não tiver aparecido até os 16 anos?
Dr. César Patez: Deve-se procurar um ginecologista para investigar a parte hormonal e a parte de exames de imagem, para investigar se existe alguma alteração nos órgãos pélvicos.

Por que deve-se ir ao ginecologista após a primeira menstruação?
Dr. César Patez: A partir desse momento a menina se torna fértil, tornando capaz de engravidar e ter um bebê, sendo importante receber orientações tanto no âmbito de mudanças fisiológicas como contraceptivas se for o caso.

Há problemas em escolher parar de menstruar?

Essa decisão acarreta quais implicações ao organismo?
Dr. César Patez: Não há problemas em parar de menstruar, para algumas mulheres isso pode se tornar um grande alívio, principalmente para aquelas que sofrem de muitas cólicas ou mesmo as que são diagnosticadas com endometriose.