As últimas semanas em Campos foram marcadas por grande volume de chuva e, com isso, as enchentes, cujas água contaminada contribui significativamente para o surgimento de várias doenças como dengue, leptospirose e hepatites, podendo levar a quadros graves de infecção, internação e óbito.
A água parada favorece a proliferação de vetores, como o caso do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Além disso, água de chuva carrega lama, lixo e esgoto, podendo levar a infecções (em razão da ingestão ou pelo contato direto com elas), por leptospirose (transmitida pela urina de ratos), hepatite A e E, além de diarreias e algumas doenças cutâneas.
Segundo o subsecretário de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde (Subpav), infectologista Rodrigo Carneiro, é importante ficar atento aos riscos de contaminação e se prevenir.
“As pessoas devem evitar ao máximo contato com água de chuva e enchentes. Caso seja inevitável, deve ser feita a limpeza e desinfecção das áreas da pele onde houve contato, usando água, sabão e álcool 70 e observar o aparecimento de possíveis sintomas, como febre, dores pelo corpo, dor abdominal e diarreias”, orientou o médico enfatizando que, caso esses sintomas apareçam, a procura imediata por assistência médica, além de evitar o uso de medicação sem prescrição de um especialista, são imprescindíveis.
DOENÇAS CAUSADAS POR ENCHENTES
A dengue é uma doença infecciosa aguda, uma arbovirose transmitida ao homem através da picada do mosquito Aedes aegypti. Em Campos, dos quatro sorotipos existentes, o tipo 2, é o que está circulando, tendo ele uma característica muito importante, que é fazer quadros muito graves com inflamação na pleura e no coração, além de causar choque, principalmente em crianças. O paciente contaminado apresenta febre alta, dores musculares, nas articulações e na cabeça, além de manchas no corpo. Em casos de dengue hemorrágica, que pode ser fatal, também há sangramento.
A hepatite é causada por um vírus gerador de infecção hepática, adquirida em contato com pessoas, água ou alimentos contaminados. Os principais sintomas são febre, náuseas, fraqueza, falta de apetite, coloração amarelada na pele e olhos (icterícia), urina e fezes esbranquiçadas. Em alguns casos, entretanto, a doença pode ser assintomática. A hepatite E é a mais associada a inundações e pode ser evitada com saneamento básico adequado e tratamento da água para consumo. Alimentos bem lavados e cozidos também ajudam a evitar o contágio.
A leptospirose é causada pela bactéria Leptospira interrogans, encontrada principalmente na urina de ratos. Ela se reproduz na água e solos úmidos, penetrando a pele de humanos em contato com água ou lama contaminada. A doença tem sintomas semelhantes aos da dengue, como febre, náuseas, diarreia, dores musculares e de cabeça. Além disso, a infecção pode atingir rins, fígado e baço e se tornar fatal. Por ser encontrada na água contaminada, pode ser evitada se o contato também for evitado.
Outras Noticias
Programa Guarda Mirim forma nova turma na próxima semana
Estudante de Medicina que matou a mãe atropelada é Expulso da Faculdade após Processo Disciplinar
Restaurante do Povo abre inscrições para oficinas de Natal