A busca ativa de casos e o diagnóstico precoce para covid-19 nas unidades escolares, por meio do serviço de testagem itinerante, tem ajudado a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia a evitar a propagação do coronavírus. Por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), o serviço acontecerá na Escola Municipal Dr. Luís Sobral, no Jardim Carioca, nesta quarta-feira (18), das 10h às 13h30. A ação contemplará todos os alunos autorizados pelos responsáveis e funcionários. A Testagem Itinerante começou no dia 16 de março e, até agora, já foram testados cerca de 2 mil pessoas entre alunos e profissionais, em um total de 15 unidades escolares.
A Prefeitura também vai promover a testagem na Escola Técnica Estadual João Barcelos Martins, ligada à Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC) segunda-feira (23), para profissionais e alunos, das 9h30 às 14h. A unidade também registrou casos de infecção de estudantes e servidores.
As aulas foram suspensas na Escola Luís Sobral no dia 11 de maio, após oito servidores terem testado positivo para Covid. As atividades serão retomadas na unidade quinta-feira (19), após nova higienização no imóvel e testagem dos alunos e profissionais, de modo a garantir o retorno seguro para os alunos, profissionais e toda a comunidade escolar.
“As orientações sobre a suspensão das aulas seguiram o protocolo contido no Manual do Retorno das Aulas Presenciais publicado pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) – CONFIRA AQUI – que incluem suspensão das aulas em casos como este. A direção da Escola Municipal Dr. Luiz Sobral solicitou a testagem para os funcionários e o polo de Testagem da Secretaria foi utilizado para esta finalidade. Além disso, foi feita a higienização da unidade na semana passada e será feita outra nesta quarta-feira (18). Os profissionais positivados receberam as devidas orientações, bem como a diretora da unidade escolar”, informou a assessora técnica da Secretaria, Catia Mello.
O Coordenador do Programa Saúde na Escola (PSE) falou sobre a importância da ação. “Esta é mais uma parceria da Seduct com a Secretaria de Saúde, que acontece por meio do Programa Saúde na Escola. O objetivo é aumentar a proteção dos profissionais e estudantes e evitar a propagação do coronavírus. Tanto essa ação quanto a vacinação itinerante contra covid acontecem mediante autorização dos responsáveis pelos estudantes, que devem assinar um termo de consentimento”, disse João.
Outras Noticias
Equipes do HFM recebem treinamentos sobre novos produtos de desinfecção
Saúde amplia número de postos de vacinação de rotina e gripe no município
Projeto SOS Coração é apresentado na 19ª Mostra “Brasil, aqui tem SUS”