Para celebrar o Dia da Consciência Negra, a Pastoral Afro Campos realizará neste sábado (19), das 15h ás 20h, o evento ‘O Negro Presente’, na Casa de Cultura Villa Maria, em Campos. A ação cultural irá reunir informação, oficinas, música, dança e negritude num mesmo lugar.
A Pastoral Afro Campos é formada por negros atua há 2 anos na cidade com diversas ações sociais como o pré-vestibular social e a escuta solidária para a comunidade.
O evento contará com diversas participações como o DJ Romualdo Braga, Caminhos do Barro, Oficina de Trança com Negra Soul, Exposição com a Casa Afro Raiz, Capoeira com Gingaê, música com Black Harmony e muito mais.
O tema discutido na Mesa Redonda será “Inclusão racial: avanços e retrocessos” com a participação das coordenadoras da Pastoral Afro, Salvadora e Marta, além de Lucimara Muniz, presidenre do Instituto de Desenvolvimento Afro Norte Noroeste Fluminense – IDANNFE, do Professor Ralph, do músico e compositor, João Damasio e da representante do Fórum Municipal de Mulheres Negras, Zezé.
Já a ‘Prosa com Música’ com o artista Marcelo Sampaio terá como convidados Larissa e Lais Santos, América Rocha, João Damásio e Nessa Matos.
”Queremos mostrar que o negro pode estar presente em todo e qualquer lugar, muito além dos guetos e periferias.” disse Lais Santos, da Pastoral Afro.
O dia 20 de novembro é o marco da Consciência Negra no Brasil e um convite para repensar a história do país.
Os quilombos do Norte e Noroeste do Rio de Janeiro, estarão de portas abertas para revelar toda sua historicidade à região. O Instituto de Desenvolvimento Afro Norte e Noroeste Fluminense (Idannf) é um dos parceiros, dentre diferentes parceiros das associações quilombolas, em apoio às atividades.

Outras Noticias
Dois homens são presos por tentativa de homicídio em Travessão
Vereador Juninho Virgílio aponta desigualdade nos repasses à saúde e diz: “Com Wladimir, Campos faz muito com pouco, mas o Estado precisa fazer sua parte”
Hospital Ferreira Machado celebra a Semana da Enfermagem