Falsa pescaria usando pregadores de roupa e tampinhas de garrafa, proposta de autocuidado onde as crianças vão aprender a cortar as próprias unhas e colocar cadarço nos tênis, além de atividades de amassar e colar papel colorido. Essas são apenas algumas das brincadeiras que serão desenvolvidas nesse sábado (12) pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), através da equipe da Animação Cultural, na Cidade da Criança Zilda Arns, com a oficina “Aprende Fazendo”.
A pedagoga e animadora cultural da rede municipal de ensino, Cristiane Ferreira da Silva, conta que também serão desenvolvidas atividades de estímulo e desenvolvimento do movimento de pinça, que é de suma importância para a escrita. Os pequenos também vão se divertir com quebra-cabeça. Cristiane diz ainda que, como não sabe a faixa etária que vai comparecer, sempre leva atividades diversificadas.
Além de sábado, a Cidade da Criança vai funcionar domingo (13) e no feriado de terça-feira (15), Proclamação da República, no horário normal de 8h às 17h. Na segunda-feira, não abre, pois, o parque passa por manutenção r limpeza. Neste mês de novembro a entrada permanece gratuita.
“A base de tudo é oferecer recursos adaptáveis, para que os próprios pais se conscientizem de que, com materiais acessíveis, podem estimular seus filhos. Coordenação motora, reconhecimento do próprio corpo, noção espacial; enfim, também vou propor uma atividade de psicomotricidade, onde vamos trabalhar movimento, atividade física, coordenação motora, lateralidade e noção espacial, pod exemplo”, disse a animadora cultural.
O editor de imagem Davi Rangel vai aproveitar o final de semana e o feriado para levar a filha Lis, 1 ano, para se divertir no parque temático. Ele conta que ter essa opção de local aberto e cheio de brinquedos é muito bom para os pais que trabalham durante toda a semana e não têm tempo para sair com os pequenos. Ele não é o único. Muitas famílias têm aproveitado o final de semana para dedicarem tempo e cuidado com os filhos no parque.
“Sem dúvida é essencial termos essa opção e uma programação diversificada também no final de semana e nos feriados. Sãos os dias que temos para brincar com nossos filhos em um local aberto, com contato com outras crianças e muita brincadeira, ” comenta Davi.
A assessora técnica da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) diz que são variadas as atrações do parque, como navio de madeira, torre para escalada, bancos lúdicos; quiosques em formato de casquinha de sorvete, frutas, hambúrguer, máquina fotográfica e pipoca; pista de circuito mirim, ciclovia e área interativa com animais em resina em tamanho natural; jardim sensorial, novos playgrounds, e a famosa fonte interativa com águas dançantes, que é acionada de hora em hora, para garantir que nenhuma criança fique sem se divertir.
“Durante a semana, o acesso é permitido somente para as escolas e creches municipais previamente agendadas pela Escola de Aprendizagem Inclusiva, cujas atividades acontecem de terça a sexta-feira. Às segundas-feiras, o local fica fechado para limpeza e manutenção. As crianças de até 12 anos de idade somente podem entrar e sair do espaço acompanhadas dos pais ou responsáveis, conforme regulamento da Cidade da Criança”, explica Catia.
Outras Noticias
Defesa Civil: Campos com previsão de chuvas a qualquer momento nesta sexta-feira
Programa Guarda Mirim forma nova turma na próxima semana
Estudante de Medicina que matou a mãe atropelada é Expulso da Faculdade após Processo Disciplinar