Foi realizada nesta quarta-feira (19), em Campos, a primeira cirurgia de prótese de joelho por navegação, denominada Artroplastia Total do Joelho (ATJ). O procedimento, inédito no município, beneficiou a paciente Maria Estela Silva, 55 anos, que sofria com uma deformidade no joelho, causada por uma artrose avançada.
A cirurgia, feita na Santa Casa de Misericórdia, foi conduzida pelos ortopedistas André Bousquet e Demétrio Waked. O subsecretário municipal de Saúde, ortopedista Marcos Gonçalves, acompanhou o procedimento, que durou cerca de duas horas, sem nenhuma intercorrência.
Segundo o subsecretário de Saúde, a paciente só conseguiu sair da fila de espera devido ao Mutirão de Ortopedia, lançado oficialmente pelo prefeito Wladimir Garotinho em 02 de junho deste ano. “O Mutirão está colocando o município como um polo de referência em patologias ortopédicas. Essa cirurgia de prótese de joelho por navegação, que é de alta complexidade, era exclusiva dos grandes centros”, disse.
O ortopedista André Bousquet explicou que o sistema de navegação é uma técnica cirúrgica que possui o acompanhamento de um computador e interação de instrumentos manipulados pelos médicos. “Na cirurgia navegada, como é comumente conhecida, o monitor mostra imagens virtuais em dois ou mais planos, apresenta medidas de distâncias e ângulos, dando um posicionamento perfeito onde o cirurgião deve agir”.
Já o também ortopedista Demétrio Waked ressaltou que os sensores colocados no paciente permitem que a cirurgia seja realizada com precisão através de uma incisão menor do que a cirurgia convencional. “Foi graças ao Mutirão que as cirurgias de prótese de joelho voltaram a ser realizadas em Campos”.
Outras Noticias
Ferreira Machado avança com mais de 170 cirurgias ortopédicas eletivas em 2025
Aumento dos casos de síndrome respiratória aguda grave faz estado do RJ decretar situação de emergência
Saúde mantém vacinação durante feriado e ponto facultativo