As pessoas que ainda estão na fila de espera por uma cirurgia ortopédica têm até o final deste ano para serem beneficiadas. É que a terceira etapa do Mutirão da Saúde — lançada oficialmente pelo prefeito Wladimir Garotinho em 02 de junho — termina no dia 31 de dezembro. O subsecretário municipal de Saúde, ortopedista Marcos Gonçalves, explicou que, por meio deste Mutirão, que tem por objetivo zerar a fila de cirurgias através do Sistema Estadual de Regulação, o governo tem conseguido atender também, com celeridade, às vítimas de traumas oriundas do Hospital Ferreira Machado (HFM), como os idosos.
Para esta terceira etapa foram disponibilizados 14.875 procedimentos, que incluem a cirurgia por vídeo para recuperação de ligamento de joelho; cirurgia por vídeo para recuperação de ligamento de ombro; cirurgia de menisco; cirurgia de tenólise; cirurgia de dedo em gatilho; cirurgia de túnel do carpo e cirurgia para tratamento de pé torto congênito. Desde o início do Mutirão já foram realizadas 6.800 consultas e 1.080 cirurgias.
Com uma lesão no menisco há mais de 3 anos, o bombeiro militar Marco Aurélio Vitipó Dias, 47 anos, foi um dos pacientes beneficiados pelo Mutirão. A cirurgia, realizada na Santa Casa de Misericórdia no último dia 05, transcorreu sem nenhuma intercorrência, segundo ele.
Marco elogiou a rapidez no atendimento e o tratamento recebido antes e após o procedimento. “Saí do Núcleo de Controle e Avaliação com a consulta agendada. Uma semana depois já estava com a cirurgia marcada. Foi bem rápido”, contou o bombeiro, acreditando que a lesão no joelho pode ter sido provocada pela prática de esportes como futebol. “Estava vivendo à base de remédios por causa da dor, com dificuldade para andar e impedido de fazer atividade física”, acrescentou.
O subsecretário de Saúde, Marcos Gonçalves, disse que esses pacientes, em sua maioria, são trabalhadores com uma vida ativa e que, devido a essas lesões, ficaram incapacitados de voltar a sua rotina. “O prefeito se sensibilizou com essa questão e eu tenho orgulho de estar fazendo parte dessa história. De estar escrevendo uma página na história da ortopedia de Campos”.
Para marcar a primeira consulta, o interessado deve se dirigir ao Núcleo de Controle e Avaliação, que funciona à Rua Voluntários da Pátria, nº 175, em frente ao prédio da Secretaria Municipal de Saúde. No local, será feita uma análise do paciente e agendada a consulta em um dos quatro hospitais contratualizados do município: Hospital Plantadores de Cana (HPC), Beneficência Portuguesa, Santa Casa de Misericórdia e Hospital Escola Álvaro Alvim (HEAA).
Entre os documentos necessários estão o pedido original do Sistema Único de Saúde (SUS), que é o encaminhamento médico, documentos pessoais, cartão do SUS e todos os exames de imagem realizados até o momento.
Outras Noticias
Defesa Civil: Campos com previsão de chuvas a qualquer momento nesta sexta-feira
Programa Guarda Mirim forma nova turma na próxima semana
Estudante de Medicina que matou a mãe atropelada é Expulso da Faculdade após Processo Disciplinar