A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social realiza mais uma entrega do Cartão Goitacá nesta quinta-feira (13), a partir das 9h, na Vila Olímpica do Jardim Carioca. Mais 924 beneficiários serão contemplados pelo programa de transferência de renda municipal no valor de R$ 200. A lista está disponível no site da secretaria.
De acordo com a coordenadora do programa, Marcélia Cardoso, o cartão garante segurança alimentar para famílias na faixa de pobreza e extrema pobreza. “Estamos aprimorando os procedimentos para que as famílias acessem o benefício nos critérios da lei, além de realizamos periodicamente encontros com as equipes para alinhar o fluxo. É comida na mesa de quem mais precisa”, explica.
A prefeitura utiliza a base de dados do Cadastro Único para Programas Sociais – CadÚnico para a seleção dos beneficiários. A concessão do benefício deverá ser reavaliada anualmente pela equipe técnica.
As famílias beneficiárias são referenciadas no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Os beneficiários devem estar, preferencialmente, em acompanhamento familiar pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) ou Serviço de Proteção e Atendimento Especializado à Família e Indivíduos (PAEFI).
Segundo a lei, aprovada na Câmara Municipal e Conselho Municipal de Assistência Social, serão priorizadas famílias numerosas, que tenham em sua composição idosos e pessoas com deficiência sem fonte de renda e sustento; pessoas e famílias vítimas de calamidades e emergências; mulheres chefes de família e seus filhos, mulheres em situação de violência e jovens egressos dos acolhimentos institucionais.
E, ainda, ter renda mensal per capita na faixa da extrema pobreza; ser morador (a) do município de Campos há no mínimo 3 anos e, preferencialmente, não estar inserido em outros programas de transferência de renda.
Outras Noticias
Dois homens são presos por tentativa de homicídio em Travessão
Vereador Juninho Virgílio aponta desigualdade nos repasses à saúde e diz: “Com Wladimir, Campos faz muito com pouco, mas o Estado precisa fazer sua parte”
Hospital Ferreira Machado celebra a Semana da Enfermagem