A Escola Municipal Alcebíades Candiano, em Ponta da Lama, foi uma das selecionadas no projeto Enel Compartilha Energia na Escola. Durante essa semana, outras unidades municipais serão contempladas (cronograma abaixo). O projeto trabalha a importância do consumo consciente dos recursos naturais, principalmente a energia elétrica, por meio dos conceitos de desenvolvimento sustentável e eficiência energética. O objetivo é promover a mudança de hábitos de consumo de energia da comunidade escolar.
Para isso, é realizado, por meio da metodologia Procel na Escola, projeto interdisciplinar do Procel e do Ministério de Minas e Energia, em parceria com o Ministério da Educação, realizado através das concessionárias de energia elétrica do país e de outros agentes. O Enel Compartilha Energia na Escola visa formar jovens e professores e para disseminar a importância do consumo consciente da energia elétrica, dos recursos naturais e meio ambiente. As atividades educativas e lúdicas consistem em três etapas: Sensibilização com os professores; Palestra lúdica para os alunos; Visitação à Nave Enel.
De acordo com informações da Enel, os professores são capacitados sobre a utilização dos recursos naturais para a geração da energia elétrica. São abordados temas como cidadania, sustentabilidade, uso seguro e eficiente da energia elétrica. A sensibilização é realizada com professores ligados ao processo ensino-aprendizagem. Na palestra para os alunos, abordamos os conteúdos de forma lúdica, adequando o linguajar à faixa etária do participante.
As escolas participantes, também, serão contempladas com avaliação técnica realizada por profissional qualificado. A avaliação terá foco no uso eficiente e diminuição do desperdício de energia elétrica na edificação. A visita resultará num laudo a ser entregue à escola, apontando as necessidades de correção das inconformidades apuradas e sugestões de melhorias na edificação.
Diretora da Alcebíades Candiano, Maria Paula Abreu falou da alegria e da expectativa da chegada do projeto na escola. “A expectativa de aprendizado de construção para nossos alunos é muito grande. Nossa comunidade é muito carente de eventos e acesso a programas. Chegou em boa hora para elevar a autoestima dos alunos e professores. A gente está feliz, pois, a proposta é dar continuidade e esses alunos, reprodutores do aprendizado, trabalharão com outras crianças, passando tudo que aprenderam, então, vai ser uma nova perspectiva para toda escola. Estamos muito entusiasmados com tudo isso que vai acontecer na nossa comunidade escolar”, resumiu a diretora.
CRONOGRAMA DE VISITAS
23.08 – Horário: 8h30 – 17h
Local: ESCOLA MUNICIPAL ALBERTO LAMEGO
Rodovia José Lizandro de Albernaz Gomes (BR356) – s/n – Martins Lage
24.08 – Horário: 8h30 – 17h
Local: ESCOLA MUNICIPAL DR. GETÚLIO VARGAS
Rua Maria Isabel Gomes dos Santos, s/n – Tocos
25.08 – Horário: 8h30 – 17h
Local: ESCOLA MUNICIPAL MARIA QUEIROZ DE OLIVEIRA
Rua Maria Cândida Peçanha, Mineiros.
26.08 – Horário: 8h30 – 17h
Local: ESCOLA MUNICIPAL ALCEBÍADES CANDIANO
Estrada Dores de Macabu, S/N – Ponta da Lama
Outras Noticias
Programa Guarda Mirim forma nova turma na próxima semana
Estudante de Medicina que matou a mãe atropelada é Expulso da Faculdade após Processo Disciplinar
Restaurante do Povo abre inscrições para oficinas de Natal