A Secretaria Municipal de Saúde será, a partir desta segunda-feira (15), a referência na área central para aplicação da 1ª e 2ª doses da vacina CoronaVac para crianças de 5 a 11 anos. A medida foi necessária para evitar a perda do imunizante, uma vez que a procura pela vacina está muito baixa nas unidades descentralizadas. Já a administração da 1ª e 2ª doses da vacina Pfizer, continua Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) e extramuros.
“Concentramos a aplicação da CoronaVac em um único posto, pois não podemos perder doses da vacina. Após a abertura do frasco multidose temos 8 horas para aplicar o imunizante, mas a procura vem caindo diariamente nos últimos dias, dificultando essa estratégia de imunização”, explica o subsecretário de Atenção Básica, vigilância e Promoção da Saúde (Subpav), Rodrigo Carneiro.
Para ter acesso à vacinação, as estratégias continuam sendo as mesmas: agendamento online (AQUI) ou no banner “Agendamento Vacinação Infantil” hospedado no site da Prefeitura, cujas vagas são liberadas diariamente às 9h, visando sempre a aplicação do dia seguinte. Já agendamento presencial ou por senha nas UBSF. Para quem iniciou o esquema vacinal com a Pfizer, deve esperar dois meses para fazer a 2ª dose. Já aqueles que receberem CoronaVac, o intervalo é de 28 dias.
A aplicação das vacinas ocorrerá de segunda a sexta-feira, conforme horário especificado no final do texto. Exclusivamente, no Automóvel Clube e Fundação Municipal de Saúde (FME), após o horário das 12h, não havendo frasco aberto, a vacina será aplicada a cada grupo de 10 crianças.
Para receber a vacina, pais ou responsáveis legais devem apresentar documento com foto, CPF, caderneta de vacinação ou cartão da vacina Covid-19 dos filhos. Também é preciso levar o comprovante de residência.
No caso das crianças com comorbidades ou deficiência permanente de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, é necessário documento que comprove a condição, que pode ser laudo médico; receita; cartões de gratuidade no transporte público, incluindo a Carteira Municipal de Identificação do Autista (CMIA); documentos de atendimento em centro de reabilitação ou unidades especializadas; documento oficial que identifique a deficiência; carteirinha de algum programa como, por exemplo, Programa de Assistência ao Paciente com Asma e Rinite (Proapar) ou Unidades de Assistência de Alta Complexidade (UNACON), entre outras.
POR AGENDAMENTO ONLINE DAS 8H30 ÀS 12H:
1ª E 2ª DOSES (PFIZER) – crianças de 5 a 11 anos
Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie)
Automóvel Clube – 9h às 12h
POR SENHA DAS 9H ÀS 15H:
1ª E 2ª DOSES (CORONAVAC) – criança de 5 a 11 anos
Secretaria de Saúde
1ª E 2ª DOSES (PFIZER) – crianças de 5 a 11 anos
Automóvel Clube
Fundação Municipal de Esportes (antiga AABB)
Obs.: Após as 12h, não havendo frasco aberto, a vacina será aplicada a cada grupo de 10 crianças.
POR SENHA OU AGENDAMENTO PRESENCIAL NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DA FAMÍLIA (UBSF) DAS 8H30 ÀS 15H:
1ª E 2ª DOSES (PFIZER) – crianças de 5 a 11 anos
UBS da Penha
UBSF Parque Rodoviário
UBSF Custodópolis
UBSF Lagamar/Farol de São Tomé
UBSF Ponta da Lama
UBSF Morro do Coco
UBSF Santo Amaro
UPH Travessão
1ª E 2ª DOSES (CORONAVAC) – crianças de 5 a 11 anos
UBSF Lagamar/Farol de São Tomé
UBSF Ponta da Lama
UBSF Morro do Coco
UBSF Santo Amaro
UPH Travessão
Outras Noticias
Equipes do HFM recebem treinamentos sobre novos produtos de desinfecção
Saúde amplia número de postos de vacinação de rotina e gripe no município
Projeto SOS Coração é apresentado na 19ª Mostra “Brasil, aqui tem SUS”