A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente (PAISMCA), realiza de 01 a 04 de agosto a Semana Mundial da Amamentação (SMAM), com o objetivo de conscientizar sobre a importância do aleitamento materno para a saúde das mulheres e das crianças.
Este ano, o tema da SMAM é “Fortalecer a Amamentação: Educando e Apoiando”. O PAISMCA é vinculado à Diretoria de Atenção Básica e à Diretoria de Programas Especiais da secretaria de Saúde.
Serão várias ações para marcar o Dia Mundial da Amamentação, comemorado em 1° de agosto, e o início do Agosto Dourado. O evento tem a parceria do Hospital Plantadores de Cana (HPC), Hospital Beneficência Portuguesa, Centro de Referência e Tratamento da Criança e do Adolescente (CRTCA I), que funciona na Cidade da Criança, CRTCA II, situado no prédio onde funcionou a Associação de Proteção à Infância de Campos (Apic), e Departamento de Odontologia.
A abertura acontece na segunda-feira (1°), com capacitação online por meio da plataforma Zoom, a partir das 19h. O evento é destinado aos profissionais de saúde.
Nos demais dias serão realizadas palestras no HPC, CRTCA I (Cidade da Criança), CRTCA II e Hospital da Beneficência Portuguesa, cujo público alvo serão as gestantes, puérperas e nutrizes assistidas pelos postos de atendimento.
A coordenadora do PAISMCA, Rayssa Gonçalves Machado, disse que, durante todo o mês de agosto, a equipe do programa Portas Abertas do Departamento de Odontologia, que tem como assessor chefe José Luiz Oliveira, fará visitas às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município para orientação sobre “Educação em saúde no pré-natal odontológico”. Haverá distribuição de kits de higiene bucal e campanha de doação de vidros com tampas de plástico para o Banco de Leite Humano do HPC.
Outras Noticias
Equipes do HFM recebem treinamentos sobre novos produtos de desinfecção
Saúde amplia número de postos de vacinação de rotina e gripe no município
Projeto SOS Coração é apresentado na 19ª Mostra “Brasil, aqui tem SUS”