O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) voltou a fazer um alerta à população quanto ao abandono e maus-tratos aos animais. O diretor do órgão, Carlos Morales, explicou que tais práticas são crimes. Segundo ele, a Lei Federal n° 14.064/20, sancionada em setembro de 2021, aumentou a pena de detenção de um ano para até cinco anos para quem cometer esses crimes.
Em Campos, as denúncias podem ser feitas ao 8° Batalhão de Polícia Militar (8° BPM), através do 190 ou mensagem, via direct, nas redes sociais (Facebook e Instagram) do batalhão. Morales disse que o CCZ não tem poder de polícia, mas a equipe, quando acionada, vai ao local para recolher o animal e levá-lo para o curral ou canil do órgão, como ocorreu nesta quinta-feira (28), no bairro da Pecuária.
“Por meio das redes sociais do CCZ, recebemos uma denúncia de maus-tratos a um cachorro que estava dentro de uma residência, preso a uma corrente bem curta e em um local sem higiene”, afirmou ele, ressaltando que, para o resgate do cão, sem raça definida, o órgão solicitou o apoio da Polícia Civil.
Levado para o canil do CCZ, o animal passou pela avaliação de um médico veterinário e ficará 24h em observação. Morales disse ainda que o dono do animal não se encontrava no imóvel no momento do resgate.

“Por duas vezes estivemos nesta casa e orientamos o proprietário sobre as medidas que deveriam ser adotadas para o bem-estar do animal, mas ele não atendeu às solicitações”, acrescentou ele, ressaltando que foi feita ocorrência na 134ª Delegacia de Polícia, no Centro.
Além do abandono, são considerados maus-tratos a manutenção de animais em lugar anti-higiênico, presos em espaço incompatível ao porte do animal ou em local sem iluminação e ventilação, causar lesão, pânico ou estresse, agressão física, exposição a esforço excessivo e animais debilitados por tração. O CCZ também recolhe animais soltos nas vias públicas. Nesses casos, a pessoa pode ligar para o número (22) 98173-0471.
Outras Noticias
PM apreende grande quantidade de drogas em operação na comunidade Tira Gosto
Segunda etapa das obras do Programa Bairro Legal inaugurada em dois bairros
Clínica Médica do HGG inaugurada no aniversário da cidade