Abril 24, 2025

Portal Goitacá

A Noticia da Cidade

Publicidade

Acessibilidade: Jardim São Benedito vai ganhar calçadas táteis e rampas de acesso

Promover a acessibilidade e a inclusão das pessoas com deficiência. Com base nesta premissa, a Prefeitura de Campos, por meio da Secretaria de Obras e Infraestrutura, realiza, no interior do Jardim São Benedito, obras para construção de passarelas tipo calçadas, dotadas de piso tátil,  além de rampas de acesso para cadeirantes, em conformidade com a NBR 9050 (Norma Brasileira) que trata do conjunto de normas e diretrizes de caráter técnico para acessibilidade.

A construção das passarelas com piso tátil vai proporcionar que pessoas com deficiência visual tenham oportunidade de ampliar o convício social com acesso às atividades esportivas, culturais e de lazer que são realizadas no Jardim São Benedito. As obras representam investimentos de R$ 266,4 mil e são realizadas por meio de parceria da Prefeitura com o Ministério da Cidadania e Caixa Econômica Federal.

O secretário de Obras e Infraestrutura, Fabrício Ribeiro, ressalta a relevância das obras que atendem aos propósitos da Prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Esporte, Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social e da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, pastas que desenvolvem políticas públicas voltadas para promoção da inclusão social, por meio de atividades esportivas, culturais e artísticas no Jardim São Benedito.

De acordo com secretário, os critérios de promoção da acessibilidade estão apoiados em três pilares: a autonomia, que visa proporcionar à pessoa com deficiência fazer tudo ou quase tudo sozinha; o conforto, que estar em um ambiente onde o acesso e o trânsito exijam baixo esforço físico; e a segurança, que é proporcionada no fato das pessoas poderem se deslocar com o menor risco de acidentes, como quedas ou batida em obstáculos. 

“O piso tátil com a sinalização tátil para direcionamento e com a sinalização de atenção nas passarelas vai representar bem estar e mais uma conquista para as pessoas com deficiência em nossa cidade. As passarelas com piso tátil vão permitir que as pessoas com deficiência visual possam ter acesso à todas instalações no interior do Jardim, a exemplo da quadra de esportes, à Academia Campista de Letras, ao laguinho dos peixes e à área de eventos”, conclui o secretário Fabrício Ribeiro.