Novembro 21, 2024

Portal Goitacá

A Noticia da Cidade

Firjan SENAI oferece cursos profissionalizantes a pessoas em vulnerabilidade social em São João da Barra e São Francisco de Itabapoana

A Firjan SENAI fechou acordos de cooperação técnica com as prefeituras de São João da Barra e São Francisco de Itabapoana, no Norte Fluminense, para oferecer cursos gratuitos de qualificação profissional nos municípios.

As prefeituras serão responsáveis pela cessão de espaço, divulgação e seleção dos candidatos às vagas, que são exclusivas para pessoas em vulnerabilidade social, enquanto a Firjan SENAI ficará responsável pela estrutura operacional dos cursos envolvendo a parte teórica e prática profissional.

O projeto abrange profissionalização em áreas como logística, construção civil, tecnologia da informação e gestão. Em São Francisco serão 100 vagas nos cursos de almoxarife, assistente de controle de qualidade e assistente de operações em logística; e outras 100 em São João da Barra nos cursos de assistente de operações em logística e pintura industrial.

De acordo com a Firjan, acordos semelhantes estão sendo negociados junto a outras cidades do Norte e Noroeste Fluminense, como Itaperuna, Santo Antônio de Pádua e Natividade.

“Após a conclusão dos cursos, as pessoas estarão habilitadas para buscar oportunidades junto às empresas locais, que por sua vez se beneficiam contratando uma mão de obra qualificada e com grande interesse em trabalhar. Muitos terão assim a oportunidade do primeiro emprego, e este projeto traz essa chance de forma gratuita com toda a qualidade de nossas estruturas e instrutores, além da reconhecida formação profissional oferecida pelo SENAI”, disse a gerente executiva da Regional Firjan SESI SENAI, Ivana Licurgo.

As inscrições e os critérios de seleção serão divulgados pelas prefeituras, em data ainda a ser definida. Já a Firjan SENAI vai montar a estrutura, em espaço cedido pelos municípios, encaminhar instrutores, distribuir uniformes e, quando for o caso, Equipamentos de Proteção Individual.

Fonte: G1