A rede municipal de ensino de Campos dispõe de 48 Salas de Recursos, que atendem alunos atípicos da Educação Especial Inclusiva. Elas favorecem não apenas alunos das próprias unidades em que estão inseridas, mas podem atuar de forma territorializada, servindo de referência para alunos de outras unidades próximas, da mesma Região Educacional.
Segundo a coordenadora da Educação Especial Inclusiva da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Raquel Linhares, as Salas de Recursos são espaços pedagógicos especializados que oferecem apoio ao processo de aprendizagem de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento ou altas habilidades e superdotação.
“Elas complementam o ensino regular, proporcionando atividades adaptadas às necessidades específicas de cada aluno”, explicou Raquel.
A subsecretária de Ciência e Tecnologia, Tânia Alberto, destacou que, em 2023 e 2024, 44 escolas municipais receberam recursos do PDDE Sala de Recursos Multifuncionais (Programa Dinheiro Direto na Escola), no valor total de R$ 904.000.
“Esses recursos podem ser utilizados na aquisição de itens e materiais pedagógicos, cadeiras de rodas, bebedouros acessíveis, produtos de tecnologia assistiva, equipamentos e materiais para o atendimento educacional especializado, em conformidade com o Programa Escola Acessível”, informou a subsecretária.
Material adaptado
De acordo com o secretário municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres, a Prefeitura também adquiriu novos brinquedos pedagógicos para crianças com necessidades educacionais especiais. Centenas de itens foram ofertados visando garantir a melhoria da qualidade do ensino na rede municipal, o apoio a alunos típicos e atípicos e a materialização do Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE), que prevê a inclusão de todos os alunos.
Foram mais de 80 modelos de brinquedos e outros itens, como ábaco aberto, ábaco de seriação, alfabeto com Ilustrações em Libras, alfabeto em Braille, alfabeto Libras, boneco com Cela Braille, caixa tátil, conjunto aramados, conjunto com peças de encaixe geométrico, conjunto de alfabeto em sílabas, blocos de encaixar com imagens, fantoches, jogos de tabuleiro, de letras e números, quebra-cabeças com sílabas, de animais, de números; conjunto de trânsito, dominós de vários modelos, esquema corporal, jogos de bingo, de conscientização sobre recolhimento seletivo de lixo, de operações matemáticas, entre outros.
“Também garantimos jogos de xadrez e dama, kits para aprendizado monetário, relógio pedagógico, rolo de Bobath, tapetes em EVA com letras e números para encaixar, estantes organizadoras e lúdicas, enfim, estamos equipando nossas escolas, a fim de vencermos as barreiras da aprendizagem”, destacou o secretário.
Outras Noticias
Integrantes do MST tentam nova ocupação em fazenda da Usina Sapucaia, em Campos
Mutirão Facilita Imposto de Renda 2025 com consultoria gratuita na quarta-feira
Campanha de Vacinação contra a Gripe começa nesta segunda para grupos prioritários