A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa Municipal DST/Aids e Hepatites Virais, que funciona no Centro de Doenças Infecto-Parasitárias (CDIP), reforçou a distribuição de preservativos e testes rápidos em vários pontos da cidade e também na praia do Farol de São Tomé, para prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) durante o Carnaval.
Para curtir os cincos dias da festa mais popular do país, os foliões já podem retirar os preservativos na própria Secretaria de Saúde; nas Unidades Básicas de Saúde (UBS); nas Unidades Pré-Hospitalares (UPHs); no CDIP; Restaurante Popular; Mercado Municipal; Abrigo Manoel Cartucho; na Rodoviária Roberto Silveira; Consultório na Rua; IFF, UFF e UENF. Em Farol, além da UPH, a distribuição ocorre na UBS Lagamar.
“Também dispensamos testes rápidos para as maternidades, UPHs, presídios e para o Consultório na Rua”, explica a assistente social Constância Prestes.
A finalidade da dispensação dos preservativos femininos e masculinos é promover um Carnaval seguro, lembrando que a proteção é uma peça fundamental para a festa. Entre as Infecções Sexualmente Transmissíveis que procura-se eliminar estão o HIV/Aids, a sífilis e as hepatites B e C, além do HPV, do herpes genital e da gonorreia, que podem ser prevenidas pelo uso do preservativo.
Além da prevenção de ISTs, o uso dos preservativos também é um importante método contraceptivo para quem quer evitar a gravidez.
CONSCIENTIZAÇÃO — Com o tema “Carnaval seguro: Eu me Amo”, a equipe do CDIP promove na próxima quarta-feira (26), no Instituto Federal Fluminense (IFF), uma roda de conversa e áudio visual.
Outras Noticias
Programa Fora Domicílio garante transporte a pacientes em tratamento fora da cidade
FMS divulga resultado da residência médica e convoca candidatos para matrícula
Wladimir anuncia antecipação do pagamento de fevereiro para quinta