Maio 12, 2025

Portal Goitacá

A Noticia da Cidade

Publicidade

Famílias referenciadas pelo CRAS de Ururaí recebem Cartão Goitacá

As famílias referenciadas pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Ururaí receberam na manhã desta segunda-feira (13), as 222 unidades do Cartão Goitacá. O evento aconteceu na Escola Municipal João Borges Barreto e contou com as presenças do Prefeito Wladimir Garotinho e do secretário municipal Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho.

– Quero agradecer à população que sempre acreditou no nosso trabalho. A minha família fez muito por essa região e hoje voltar aqui para fazer entrega desses cartões é motivo de muita alegria. Não queremos a população dependente do Cartão, mas, nesse momento, é fundamental para garantir a alimentação de qualidade na mesa. Nessa dificuldade a prefeitura está aqui para ajudar. Todos os meses novas inclusões serão feitas com base Cadastro Único e no parecer social – disse Wladimir Garotinho. 

Para a dona de casa, Ana Maria Pereira, 56 anos, moradora de Ibitioca, o cartão vai ser fundamental para garantir a alimentação, pois vive com ajuda de familiares e a renda que tem, prioritariamente, é para tratamento médico. 

– O dinheiro não dá para comprar a medicação completa. O Cartão chega na hora certa. Hoje posso ir ao supermercado para comprar um arroz, feijão e um quilo de carne. O básico já está garantido na nossa mesa agora. Vai ser importante para todos nós que estamos recebendo. A necessidade que faz a gente receber esse Cartão. A situação está muito difícil – agradeceu. 

Maria Vitória Silva, moradora da Tapera I, de 21 anos, falou da importância do Cartão. “Fico feliz de receber o Cartão, pois vou ajudar a levar comida para minha casa”. 

 A diretora de Proteção Social Básica da secretaria, Paloma Campos, destacou que o programa foi criado pela equipe técnica, mas a concretização só foi possível por conta da sensibilidade do Prefeito Wladimir Garotinho. “O prefeito compreendeu a lógica de fazer um programa técnico que beneficie as pessoas que mais precisam. Ficamos muito felizes pela valorização e por estarmos fazendo diferença na vida das pessoas”. 

Estiveram no evento, o subsecretário de Desenvolvimento Humano e Social, Henrique Oliveira; a coordenadora do programa, Marcélia Cardoso; a subchefe de gabinete do Prefeito, Carolina Jacomelli. 

O Cartão Goitacá foi lançado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social no dia 31 de maio. Serão priorizadas famílias numerosas, que tenham em sua composição, idosos e pessoas com deficiência sem fonte de renda e sustento; pessoas e famílias vítimas de calamidades e emergências; mulheres chefes de família e seus filhos, mulheres em situação de violência e jovens egressos dos acolhimentos institucionais.

Os beneficiários são acompanhados pelos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

E, ainda, é preciso estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais – CadÚnico; ter renda mensal per capita na faixa da extrema pobreza; ser morador (a) do município de Campos há no mínimo 3 anos e, preferencialmente, não estar inserido em outros programas de transferência de renda.