Fevereiro 7, 2025

Portal Goitacá

A Noticia da Cidade

Guarda Civil Municipal faz capacitação do Grupamento de Ronda Escolar

A Guarda Civil Municipal (GCM) realizou nesta quinta-feira (6) um treinamento e capacitação do Grupamento de Ronda Escolar (GRE), visando o período de volta às aulas. Neste ano, um dos focos foi a atualização em relação à Lei Federal 15.100/25, que dispõe sobre a utilização, por estudantes, de aparelhos eletrônicos portáteis pessoais nos estabelecimentos públicos e privados de ensino da educação básica. Além dos agentes do GRE de Campos, esteve presente a GCM de São Francisco de Itabapoana, que pretende retomar o projeto no município.

O comandante da GCM, Wellington Levino, destacou a importância da atualização contínua dos agentes. “Nós nos dedicamos ao treinamento contínuo. Periodicamente nós estamos atualizando nossos conhecimentos, repassando nossos conhecimentos. Nós temos a academia de ensino, e nós temos os nossos instrutores, os nossos colaboradores, que estão sempre se autoqualificando para poder multiplicar esse conhecimento com os nossos agentes. Nós somos também referência para a atuação sobre qualificação para preparar os servidores. E temos muito orgulho disso. Campos se coloca sempre na sua atuação de multiplicadores”, afirmou.

A gerente de Proteção Social da GCM, Gisele Pereira Gomes, explicou que a capacitação do GRE acontece todo ano. “A atualização é fundamental, não tem como não ter essa prática na Ronda Escolar. Lidar com criança, adolescente, é um desafio diário e a gente tem esse compromisso, esse comprometimento com a tropa, com a Secretaria de Educação e com os ministros de estar sempre capacitando cada vez mais os agentes para poder ofertar um atendimento melhor na rede de ensino”, disse.

Durante o treinamento, vários temas foram abordados e a proibição do uso de aparelhos eletrônicos por parte dos alunos dentro do ambiente escolar teve um foco principal. “Com a nova lei, a 15.100, a gente está fazendo a atualização dos agentes para conhecer a legislação. A gente está apresentando a nova lei aos agentes da Ronda Escolar para que eles atuem dentro das unidades, fazendo apoio aos gestores das escolas”, explicou a coordenadora do GRE, Magna Ramos, que acrescentou que o Grupamento atua diretamente em 60 unidades da Rede Municipal de Ensino. 

“A Ronda Escolar atende com visitações nas escolas da Rede Municipal de Ensino. A gente também faz o trabalho de paradas básicas em frente às unidades e o patrulhamento no entorno das escolas. A gente faz esse trabalho de ronda escolar diretamente com 60 unidades da Rede Municipal. As demais, que são mais de 230 unidades, elas são também atendidas pelas inspetorias regionais com patrulhamento”, concluiu.

À frente do comando da GCM de SFI desde janeiro deste ano, a comandante Débora Mata participou da capacitação junto com quatro agentes. 

“Esse projeto da Ronda Escolar é muito importante e nós temos Campos como referência na Guarda Municipal. A nossa guarda tem 24 anos e estamos tentando retornar com esse projeto em São Francisco. Então nós estamos vindo aqui buscar a capacitação junto de Campos para poder implantá-lo novamente no nosso município, visto que é de grande importância na questão atual que estamos vivendo, a violência que está chegando nas escolas e que a Guarda é uma Guarda de proximidade. É muito importante ter o vínculo com a unidade escolar, com os docentes e com os estudantes”, comentou.