Dando continuidade aos trabalhos de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realiza mais três mutirões, nesta sexta-feira (7). Os bairros comtemplados são Caju, São José e Jardim Carioca.
As ações, realizadas simultaneamente, terão início às 9h, com o objetivo de identificar e eliminar o maior número possível de focos do mosquito, além de orientar a população quanto às medidas de prevenção e controle das doenças, principalmente no que tange à eliminação de depósitos com água parada.
“As ações têm sido bastante positivas, pois estamos encontrando e eliminando muitos focos, entretanto, o cenário não muda. Os mesmos tipos de depósitos encontrados com foco no LIRAa estão sendo encontrados nos mutirões. Estamos achando focos em depósitos móveis, que podem ser eliminados ou passíveis de proteção. A população precisa fazer a parte dela, principalmente em relação ao descarte correto do lixo”, disse Claudemir Barcelos, coordenador do Programa Municipal de Controle de Vetores (PMCV).
Os mutirões tiveram início no dia 24 de janeiro e fazem parte das ações de intensificação do combate ao mosquito após Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa). Até a última sexta-feira, foram vistoriados 4.839 imóveis e 96 terrenos baldios, com a eliminação de 196 focos. Também foram recolhidos 103 pneus e 272 sacos de lixo contendo inservíveis. E, ainda, 24 caixas d’água foram teladas e 1.317 imóveis tratados com larvicida.
Além dos mutirões que acontecem até o próximo dia 27, o CCZ segue com outras frentes de trabalho, como a visita domiciliar e visita quinzenal aos pontos estratégicos que são realizadas de segunda a sexta-feira. “É de extrema importância que a população receba os agentes, pois são capacitados para identificar e eliminar os possíveis criadouros”, reforça Claudemir.
Outras Noticias
Política Nacional Aldir Blanc: Inscrições para editais terminam no dia 10 em Campos
Mutirão de Atualização do CadÚnico atende cerca de 1.500 pessoas em três dias
IMTT e SEST SENAT iniciam parcerias para qualificação de profissionais