Fevereiro 4, 2025

Portal Goitacá

A Noticia da Cidade

CadÚnico: Primeiro Mutirão de Atualização na Vila Olímpica do Jardim Carioca

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, deu iniciou, nesta terça-feira (4), ao primeiro Mutirão de Atualização do Cadastro Único de 2025. O mutirão acontece na Vila Olímpica Lulu Beda, no Jardim Carioca, até quinta-feira (6). A ação é voltada para as famílias beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e Bolsa Família, ambos programas do Governo Federal, que precisam atualizar e incluir informações importantes ao CadÚnico, como alteração de composição familiar, renda e moradia, mudança de escola dos filhos, etc. 

Neste primeiro dia, o mutirão alcançou um grande número de pessoas que buscavam regularizar a sua situação cadastral. No local, famílias de diferentes pontos do município saíram satisfeitas com o atendimento. Mãe do pequeno Benjamin, de cinco anos, Regiane Sales elogiou o atendimento. Mãe atípica, ela teve prioridade e saiu com o cadastro atualizado em poucos minutos. 

“Eu precisava atualizar o CadÚnico desde outubro e não estava conseguindo agendar por uma séria de questões, mas pessoalmente eu consegui e está tudo resolvido. O atendimento foi ótimo e o acolhimento foi perfeito. Meu menino não consegue ficar muito tempo em lugares cheios por ser autista, mas eu consegui ser atendida de forma muito rápida. Estão todos de parabéns”, disse Regiane, moradora da Codin. 

Alessandra Gonçalves, moradora da Pecuária, é beneficiária do Benefício de Prestação Continuada (BPC), programa do Governo Federal que garante um salário mínimo por mês aos idosos e pessoas com deficiência de baixa renda. Ela procurou o Mutirão para atualizar o Cadastro Único, já que o projeto exige atualização cadastral a cada dois anos. Ela também elogiou o atendimento recebido na Vila Olímpica do Jardim Carioca. 

“Eu vim para poder atualizar o BPC, que precisa ser atualizado a cada dois anos. Eu fiquei sabendo do mutirão e não podia perder a oportunidade. Agora eu estou com tudo resolvido e vou embora satisfeita com o atendimento que eu recebi aqui”, contou. 

Para o mutirão, a coordenação do CadÚnico em Campos disponibiliza 500 vagas por dia, tendo previsão de atender cerca de 1.500 pessoas até quinta-feira.

“Esse mutirão funciona como mais uma alternativa para que a população faça a atualização cadastral. Nós temos 15 unidades do CRAS, os CREAS, as ações itinerantes, o Social + Perto, entre outras alternativas, mas para quem não consegue acessar nenhuma dessas pode aproveitar o mutirão. Nós estamos ofertando 1.500 atendimentos nesses três dias, então é um caminho que está garantindo a atualização do público que tem o BCP, para atender uma exigência no INSS, e das famílias beneficiárias do Bolsa Família que estão no prazo regular de atualização”, explicou a coordenadora do CadÚnico em Campos, Kamilla Oliveira. 

Como o atendimento não foi agendado, as famílias são atendidas por ordem de chegada, com os portões abrindo às 09h. A coordenadora ainda ressaltou que as famílias contam com estrutura oferecida pela Prefeitura para que tudo ocorra dentro da normalidade.

“Temos um saldo bastante positivo neste primeiro dia. A ação seguiu tranquila. Os portões abrem às nove, então as famílias vão chegando e se organizando por ordem de chegada com o apoio das nossas equipes. Estamos oferecendo uma boa estrutura com cadeiras para atender todo mundo que for chegando até o horário de finalização. Além disso, contamos com o apoio da Educação que está fornecendo a documentação necessária dos filhos que são estudantes”, ressaltou. 

O secretário municipal de Desenvolvimento Humano e Social explica que em função da determinação do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) a procura por atualização do Cadastro Único (CadÚnico) vem aumentando. Em Campos, além dos agendamentos realizados nos CRAS, os mutirões realizados pela Prefeitura ajudam as famílias que precisam do procedimento. 

“Por semana, a Gestão já disponibiliza mais de 700 vagas para o CadÚnico nos CRAS. A gente vem recebendo uma grande demanda após o Governo Federal determinar a atualização dos cadastros, então os mutirões são extremamente importantes nessa situação, porque ajudam a acelerar a lista de pessoas que precisam atualizar suas informações. Além disso, reunimos o atendimento em um lugar só, com estrutura confortável, fazendo com que as famílias sejam atendidas de forma rápida e saiam daqui com o CadÚnico completamente atualizado, sem risco de ter o BPC ou Bolsa Família suspenso ou cancelado”, explicou o secretário. 

Para participar do Mutirão de Atualização do CadÚnico é necessário levar os seguintes documentos como identidade com foto original e CPF de todos os moradores da residência com mais de 18 anos, comprovante de residência em nome do responsável familiar e declaração escolar de componentes que tenham de 4 a 17 anos. 

EDUCAÇÃO PARTICIPA DO MUTIRÃO DO CADÚNICO

A coordenação do programa Bolsa Família na Educação, da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), está presente no Mutirão de Atualização do Cadastro Único. Como uma das exigências documentais para que a atualização cadastral seja feita é a declaração escolar, a equipe auxilia os pais e responsáveis com o documento de crianças matriculadas na rede municipal de ensino, bem como estadual e particular, além da Faetec e IFF. 

“É muito importante essa parceria com a gestão do Cadastro Único porque levamos o atendimento de forma mais imediata até o beneficiário. A equipe estará incluindo, para o acompanhamento da frequência escolar, as crianças que completaram 04 anos, bem como as que trocaram de escola. O programa tem como condicionalidade na Educação a frequência escolar acima de 60% para crianças de 04 a 05 anos e de 75% para as crianças e adolescentes de 06 a 18 anos. Caso essa frequência seja inferior a esse percentual, as famílias sofrerão efeito em seus benefícios, que vão desde a advertência até o cancelamento”, explicou a coordenadora do Bolsa Família na Educação, Silvia Teixeira.