Fevereiro 4, 2025

Portal Goitacá

A Noticia da Cidade

Saúde reforça orientação na Semana Nacional de Prevenção à Gravidez na Adolescência

A Semana Nacional de Prevenção à Gravidez na Adolescência (de 1º a 8 de fevereiro), tem como objetivo aumentar a conscientização e o conhecimento da contracepção e saúde reprodutiva dessas adolescentes. Em Campos, o Centro de Referência e Tratamento da Criança e do Adolescente (CRTCA 2), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), oferece acolhimento e atendimento a gestantes adolescentes, realizando consultas de pré-natal com uma equipe multidisciplinar, que inclui enfermeira (para realização dos testes rápidos de sífilis, hepatite B e HIV), psicóloga, assistente social e médica obstetra.

A diretora do CRTCA 2, Viviane Lessa, diz que a semana é de extrema importância para alertar as adolescentes e seus familiares, de modo a buscarem orientação e novos recursos para evitar uma gravidez indesejada. “As consultas de pré-natal são essenciais para abordar tanto a saúde física quanto emocional das gestantes. E o acompanhamento após o parto nas consultas de puericultura é fundamental para garantir que mãe e bebê continuem recebendo os cuidados que precisam”, informou a médica, acrescentando que, nas consultas são abordados os temas ligados à prevenção de outra gestação.

Viviane ressalta o papel fundamental da família nesse processo. “As gestantes são acompanhadas até o final da gestação. O serviço também promove reuniões com as gestantes, seus companheiros (quando aceitam vir) e famílias para orientações sobre amamentação e direitos das gestantes. Em agosto, é realizada a Semana Mundial da Amamentação, com rodas de conversa sobre esse tema importante”, destacou.

SEMANA NACIONAL DE PREVENÇÃO DA GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA

A data, instituída pela Lei nº 13.798/2019, tem o objetivo de disseminar informações sobre medidas preventivas e educativas que contribuam para a redução da incidência da gravidez na adolescência.