A ação tem como objetivo conscientizar os profissionais de saúde sobre a importância de não utilizar adornos, como relógios, cordões e anéis, para garantir uma higienização adequada e prevenir infecções hospitalares
O Hospital Ferreira Machado (HFM) deu início, nessa terça-feira (3), à campanha “Operação Zero Adorno”, promovida pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH). A ação, que começou no pronto-socorro, tem como objetivo conscientizar os profissionais de saúde sobre a importância da não utilização de adornos, como relógios, pulseiras, cordões e anéis, para garantir uma higienização adequada das mãos e prevenir infecções hospitalares.
As enfermeiras do CCIH que fazem parte da campanha, Bruna Barreto e Jocimara França, também irão percorrer outros setores do hospital ao longo da semana, orientando as equipes sobre a relevância dessa medida. Durante a campanha, os participantes recebem balas como um brinde simbólico pela adesão à iniciativa.
“Essa é uma ação fundamental, principalmente para os profissionais que estão na linha de frente do cuidado aos pacientes. Adornos como anéis e relógios dificultam a higienização adequada das mãos, que são o principal meio de transmissão de bactérias de um paciente para outro, contribuindo para infecções hospitalares e cruzadas”, explicou a médica infectologista do CCIH, Patrícia Pandolfi.
A escolha do pronto-socorro para iniciar a campanha não foi aleatória. “O pronto-socorro é a porta de entrada do hospital e um local de grande circulação. Porém, essa conscientização deve se estender a todos os setores, como CTI, centro cirúrgico e enfermarias. A prevenção é universal dentro do hospital”, reforçou Patrícia.
A campanha teve receptividade imediata não só entre as equipes médicas, de enfermagem e técnicas, mas também entre os profissionais administrativos, que não possuem contato direto com os pacientes.
O enfermeiro e chefe da divisão de enfermagem do HFM, Washington Oliveira, destacou a importância de envolver todos os profissionais no cuidado com a saúde dos pacientes. “Garantir a segurança dos nossos pacientes passa pelo controle de infecções e pela conscientização de sempre higienizar as mãos adequadamente. Essa campanha é um lembrete importante para que todos estejam atentos ao seu papel no cuidado”, afirmou.
Outras Noticias
Equipes do HFM recebem treinamentos sobre novos produtos de desinfecção
Saúde amplia número de postos de vacinação de rotina e gripe no município
Projeto SOS Coração é apresentado na 19ª Mostra “Brasil, aqui tem SUS”