Acompanhado da primeira-dama, Tassiana Oliveira, Wladimir Garotinho parabenizou os alunos, incentivando-os a reconhecerem seus dons e habilidades para seguirem no mercado de trabalho
Por: Fernanda Moraes – Foto: César Ferreira
O Teatro Municipal Trianon ficou lotado na tarde desta terça-feira (26), durante a solenidade de formatura de 350 alunos de diversos cursos semi-profissionalizantes oferecidos pela Fundação Municipal da Infância e Juventude (FMIJ), por meio dos programas Qualifica Jovem, Qualifica Polo e Guarda Mirim. A cerimônia contou com as presenças do prefeito Wladimir Garotinho e da primeira-dama, Tassiana Oliveira.
Também participaram do evento, o presidente e vice-presidente da FMIJ, Diego Augusto e Leandro Castelo, respectivamente; o coordenador do Qualifica Jovem e Qualifica Polo, Yuri Gomes; o coordenador do programa Guarda Mirim, José Carlos Batista; a diretora de programas da FMIJ, Carla Brito; o vereador Leon Gomes e familiares dos alunos. Houve apresentação do Coral de Flautas e Vozes, formado por integrantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, e também da Banda Aquarela Musical da FMIJ.
Em seu discurso, o prefeito Wladimir Garotinho parabenizou os formandos, incentivando-os a reconhecerem seus dons e habilidades para seguirem para o mercado de trabalho.
“A Prefeitura, através da Fundação, ajudou a abrir as portas para vocês, mas o que farão com o aprendizado adquirido vai depender de cada um. A vida não é fácil para ninguém, já que todos têm os seus problemas e suas dores. E o que a gente faz na Fundação, formando mais de 350 jovens, é dar uma oportunidade a vocês de terem, quem sabe, o início da vida no mercado de trabalho um pouco mais facilitada. Enquanto prefeito, tenho muita honra de ter conseguido resgatar a bonita história que a Fundação tem na cidade de Campos”, afirmou o prefeito.
Wladimir lembrou que é mais um ciclo concluído. “A gente se lembra que nessa mesma data, há quatro anos, o que se discutia na cidade era que o servidor não recebia o salário e que o Restaurante Popular estava fechado, dentre tantas outras coisas ruins. Hoje, a gente consegue finalizar o ciclo de uma maneira completamente diferente da que encontrou. Quando vejo esse auditório cheio, me emociono e fico muito feliz, pois a Fundação é o retrato desse final de ciclo vitorioso. Aproveito para agradecer a toda a equipe da Fundação da Infância e Juventude pela dedicação e empenho”.
A primeira-dama, Tassiana Oliveira, afirmou que o momento era de orgulho e alegria. “Vocês hoje não estão apenas se formando, mas traçando novos caminhos, que certamente serão brilhantes no futuro. Isso é motivo de muito orgulho para a família de vocês e também de inspiração. Quero parabenizar os professores e os colaboradores que se dedicaram, que ofereceram o melhor ensino para poder auxiliar cada um de vocês”, afirmou Tassiana.
Já o presidente da FMIJ, Diego Rodrigues, agradeceu aos pais e responsáveis pelos alunos por acreditarem na FMIJ, além da equipe de trabalho.
“Não posso também deixar de agradecer ao prefeito e à primeira-dama pelo suporte que eles nos dão na Fundação. Estão sempre à disposição, ajudando no nosso trabalho”.
FORMANDOS
Os alunos do Qualifica Jovem e do Qualifica Polo fizeram cursos de design de sobrancelha, design de unha, manicure, maquiagem, informática básica, barbearia, salão feminino e fotografia digital. Também receberam certificados, os integrantes do Guarda Mirim e o projeto Semeando Arte (oficina de teatro). O Qualifica Polo é destinado aos maiores de 18 anos, cujas aulas de Recursos Humanos, Administração e Secretária são on-line.
A adolescente Maria Clara da Silva dos Santos da Conceição, 14 anos, recebeu o certificado pelo curso de salão feminino, que durou 6 meses. Ela foi a formatura acompanhada da mãe Élica da Silva dos Santos da Conceição, 31 anos.
“Terminei o curso de cabeleireiro e já fiz minha inscrição para o de informática básica e depois vou para a avançada”, contou ela, ressaltando que a experiência com o curso de salão feminino foi muito boa.
Já Pedro Henrique Sardinha Geraldo, 17 anos, recebeu uma declaração por integrar o programa Guarda Mirim e um certificado por ter concluído o curso de informática básica. Ele disse que os alunos da Guarda Mirim ficam no programa até completar 18 anos.
“Ainda tenho um ano pela frente na Guarda, mas já aprendi muitas coisas que vou levar para a vida, como ter disciplina e andar em unidade com os demais”, disse Pedro, que pretende seguir na carreira militar.
Juliana Mendonça de Campos, 29 anos, cursou Administração e Recursos Humanos através do Qualifica Polo. “Foram seis meses de muito aprendizado, nas aulas on-line. Sou assistente social, mas o meu desejo era fazer Recursos Humanos e decidi me dedicar para me aperfeiçoar na área”.
A FMIJ foi instituída em 1990 com a missão de disponibilizar serviços socioassistenciais no âmbito da Proteção Social Básica e da Proteção Social Especial de média e alta complexidade. No âmbito da proteção social básica, a Fundação oferta o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Além do Qualifica Jovem, Qualifica Polo e Guarda Mirim, a instituição tem ainda os programas Esporte Cidadão (artes marciais); Semeando Arte (oficina de teatro) e Aquarela Musical. Na proteção social especial de média complexidade, são ofertados os programas FortaleSer e o Crescer.
Outras Noticias
Prefeito assina contrato com a Caixa para construção de 200 casas
Defesa Civil: Campos com previsão de chuvas a qualquer momento nesta sexta-feira