Novembro 21, 2024

Portal Goitacá

A Noticia da Cidade

Quinta edição do projeto “Meia Noite no Museu” obtém grande sucesso

Solar do Visconde de Araruama abriu suas portas para visitas guiadas aterrorizantes e outras atividades que fizeram o público curtir o evento

O público fez fila na porta do Solar do Visconde de Araruama, na noite dessa sexta-feira (1°), para participar da quinta edição do “Meia Noite no Museu”, evento mais popular da agenda do Museu Histórico de Campos dos Goytacazes (MHCG). Quem visitou o prédio apreciou uma noite de terror bastante criativa. A presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), Fernanda Campos, foi representada pela coordenadora do Museu, Graziela Escocard.

TEATRO

Guiadas por lanternas, 10 visitas aterrorizantes trouxeram dramatizações interpretadas por atores do Núcleo de Pesquisa Cênica Letras em Movimento, projeto do MHCG, sob a coordenação artística de Guilherme Freytas.

EXPOSIÇÃO

A mostra fotográfica “Campo Santo – A beleza misteriosa dos cemitérios”, da jornalista e fotógrafa Patrícia Bueno, foi aberta oficialmente, na Sala de Exposições Temporárias. O acervo reúne imagens de esculturas que fazem do Cemitério do Caju um verdadeiro museu de arte a céu aberto, permanecendo exposto até o final do mês.

RPG

Mesas de RPG foram realizadas no Auditório Maria Helena Gomes, sendo promovidas pelo Coletivo Campista de RPG (Cocar), encantando o público participante. Na escuridão, lanternas iluminaram as mesas.

CARACTERIZAÇÃO ATERRORIZANTE

Pelo terceiro ano consecutivo, alunos de diferentes períodos da Licenciatura em Teatro do Instituto Federal Fluminense (IFF) realizaram o interessante trabalho de maquiagem dos visitantes do “Meia Noite no Museu”, que resultou em 60 caracterizações bastante criativas.

FLASH MOB THRILLER

O projeto Dançarte, da FCJOL – com aulas no Teatro de Bolso Procópio Ferreira –, fez uma criativa apresentação coreográfica ao som do clássico “Thriller”, de Michael Jackson, sob a direção de Neide Brasil.

VOZES DA MEIA NOITE

A performance musical de Dulce Gabriele, Ricardo Vezzano (violão) e O Zezé (bateria) encantou o público. No repertório, destaque para canções de Gilberto Gil, Chico Buarque e João Bosco.

DJ RITTER

Encerramento da noite com música, a apresentação de Ritter trouxe rock e música eletrônica ao evento. Hits nacionais e internacionais deram o tom da pista de dança em que a área externa do MHGC se transformou.
A coordenadora do MHCG, Graziela Escocard, avaliou a edição 2024 do evento. “O sucesso do projeto vem obtendo o reconhecimento do Sistema de Museus do Estado do Rio de Janeiro, fato que nos enche de orgulho. O ‘Meia Noite no Museu’ não é uma festa de Halloween, mas um projeto de educação museal em que são usadas histórias de terror regionais, atraindo a visita de novos públicos ao MHGC”, destacou.
O “Meia Noite no Museu” teve o apoio logístico da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Secretaria de Obras e Infraestrutura.