Dezembro 3, 2024

Portal Goitacá

A Noticia da Cidade

Screenshot

Primeira Chance: Programa de estágio da Prefeitura beneficia universitários

São mais de 17 estagiários, divididos em 9 secretarias, atuando em diversas secretarias e órgãos municipais

Diversos universitários já começaram a atuar em secretarias e órgãos da Prefeitura de Campos, por meio do programa de estágio Primeira Chance. O último processo seletivo de 2024, com fases eliminatórias, foi realizado em abril deste ano pela Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos. Ao todo cerca de 50 estudantes foram convocados para a entrega dos documentos, mas apenas 17 tomaram posse, segundo a secretaria. A convocação aconteceu em setembro deste ano.

Os estagiários estão cumprindo uma carga horária diária de 6h, de segunda à sexta-feira, totalizando 30h semanais. Eles realizam atividades em suas áreas de formação, sendo supervisionados por servidores públicos.

“Foi um processo seletivo bem organizado desde o início, com o cumprimento de todas as fases de forma exemplar. Conseguimos um bom número de estagiários para atender às áreas que nos foram solicitadas”, explicou a coordenadora do Primeira Chance, psicóloga Jamile Cristine, que ressaltou:

“O trabalho do estagiário é muito importante, seja na área que for, pois ele tem muito a contribuir, já que acaba sendo, na maioria das vezes, uma troca. O estagiário traz o gás e o servidor público, a experiência”, complementou.

Cursando Administração Pública na Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), Raphael Soares Antunes Leal, 25 anos, foi um dos universitários que conseguiu uma vaga no Primeira Chance. Atuando na Subsecretaria Municipal de Gestão de Pessoas, ele classificou o programa como uma política pública eficiente.

“Estamos tendo a oportunidade de aprender na prática todo o conhecimento adquirido na universidade. Além de bater o ponto diariamente, temos responsabilidades e tarefas a serem cumpridas, além do primeiro contato com o mercado de trabalho, que é importante para o jovem que ainda está na universidade”, afirmou Raphael Soares Antunes Leal, 25 anos.

Fonte: Prefeitura Municipal de Campos