Trata-se da renovação e modernização da frota por meio do investimento na ordem de R$ 540 milhões do Governo Federal para a compra de “ônibus verdes”, entre elétricos e a diesel como parte do Novo PAC
A Prefeitura de Campos retomará ainda este ano as negociações com a Caixa Econômica Federal para aquisição dos 354 novos ônibus, sendo 106 elétricos e 248 Euro 6. Trata-se da renovação e modernização da frota por meio do investimento na ordem de R$ 540 milhões do Governo Federal para a compra de ônibus verdes, entre elétricos e a diesel, como parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Seleções. A Caixa irá operacionalizar o financiamento para, na sequência, efetivar o convênio, licitar e a empresa vencedora realizar a entrega dos veículos que farão a integração de todo o sistema, que contará ainda com Estações de Integração e bilhetagem unificada.
“Temos três estações de integração ficando prontas. Duas na fase final e a terceira demorou um pouco mais porque os moradores de Ururaí solicitaram a troca do local e nós atendemos. Agente retoma a negociação com a Caixa para aquisição dos novos ônibus, assinar o contrato ainda este ano e, a partir de janeiro de 2025, realizar a licitação para compra dos veículos. A população pode esperar um transporte melhor, com bilhetagem integrada e estações modernas”, garantiu o prefeito Wladimir Garotinho.
De acordo com o presidente do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT), Nelson Godá, todos os operadores do transporte público do município, tanto permissionários de vans quanto donos de empresas de ônibus, estão cientes e irão participar do projeto de renovação dos ônibus. Nelson ressaltou ainda que o projeto consiste na ampliação da frota com 354 veículos que serão desmembrados por tamanho. “Vamos adotar midiônibus, que é o micro-ônibus um pouco maior; o ônibus convencional; e um maior, que é o modelo padron, para garantir, cada vez mais, conforto, segurança e ampliação da capacidade para melhor atender a população”, disse o presidente, ressaltando que que o transporte público de Campos dará um salto para o futuro.
ESTAÇÕES – As três Estações de Integração, cujas obras seguem avançadas, fazem parte do sistema de modernização e reformulação do transporte público de Campos. Os equipamentos vão facilitar o trânsito, o deslocamento dos operadores (ônibus e vans) e beneficiar, principalmente, a população. A Estação da Baixada Campista, em Donana, está com 95% das obras finalizadas. Na Estação Norte, localizada no Parque Nova Canaã, 90% das obras foram concluídas. O atraso na construção da Estação Sul se deu após mudança de local diante após pedido dos moradores de Ururaí.
Segundo Nelson Godá, a previsão é de que as três estações estejam prontas no início do próximo ano para que o sistema de integração seja efetivado. “Estamos construindo estações com estruturas metálicas, instalação elétrica, drenagem, esgotamento sanitário, fluxo de veículos, além de contar com o projeto de pânico e incêndio. Isto tudo para garantir maior comodidade tanto aos colaboradores do sistema quanto aos passageiros”, disse.
Outras Noticias
Dia da Consciência Negra com programação especial no Teatro Municipal Trianon
Secretaria de Qualificação e Emprego com nova sede no Centro
PF deflagra operação para combater fraudes bancárias em Campos