Neste domingo (6), das 8h às 17h, acontece o primeiro turno das eleições municipais em todo o país e em Campos o transporte está garantido, segundo o Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT). De acordo com o órgão, os operadores do Sistema de Transporte Coletivo Municipal de Passageiros (concessionárias e vans) foram oficiados visando a solicitação de circulação dos veículos nos bairros e distritos nos mesmos itinerários e horários de segunda a sexta-feira, para que os eleitores possam se deslocar até os locais de votação. No município, 373.553 pessoas estão aptas a votar, segundo os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Cerca de 70 linhas de ônibus estarão disponíveis para os eleitores (confira o itinerário AQUI).
Presidente do IMTT, Nelson Godá esclarece que o transporte no domingo será gratuito, conforme decreto 253 publicado em Diário Oficial, cuja determinação também é válida para o segundo turno, caso ocorra, marcado para o dia 27 de outubro. “A gratuidade do transporte no dia da eleição é um serviço fundamental para assegurar que moradores de domicílios eleitorais distantes tenham o direito votar”, disse.
Segundo o Nelson Godá, o transporte irregular de eleitores é um crime eleitoral previsto no Artigo 11 da Lei n° 6.091/74. A pena é de reclusão de quatro a seis anos e pagamento de 200 a 300 dias-multa. “Portanto, os únicos veículos autorizados a realizar transporte de eleitores são os coletivos de linhas regulares ou não fretados, os que estarão à disposição da Justiça Eleitoral, veículos de uso particular do proprietário para o exercício do próprio voto e dos membros da sua família, serviços de táxis e aplicativos de transporte também são permitidos, desde que os custos sejam pagos pelos próprios usuários”, pontuou.
Outras Noticias
Polícia apreende drogas durante ação em Comunidade de Guarus
PM apreende grande quantidade de drogas em operação na comunidade Tira Gosto
Segunda etapa das obras do Programa Bairro Legal inaugurada em dois bairros