Nessa segunda-feira (30), colaboradores da Fundação Municipal de Saúde (FMS) foram certificados pela participação na palestra sobre a Norma Regulamentadora NR23, realizada em maio deste ano. A palestra abordou a importância da NR23, que trata de medidas de segurança e prevenção contra incêndios, nas três unidades hospitalares: Hospital Ferreira Machado (HFM), Hospital Geral de Guarus (HGG) e Hospital São José (HSJ).
A iniciativa foi voltada a colaboradores dos setores de serviços gerais e administrativos, com o objetivo de capacitá-los para agir de forma correta e segura em casos de incêndio. A NR23 é fundamental porque ensina os colaboradores a utilizarem os extintores corretamente e a adotarem as medidas necessárias até a chegada da brigada de incêndio.
“A NR23 nos ajuda a compreender, por exemplo, qual tipo de extintor usar em diferentes situações e a importância de não jogar água em incêndios causados por eletricidade ou óleo. Para nós, como equipe, é muito gratificante ver o engajamento dos participantes e a satisfação deles em aprender. Eles se tornam voluntários na área de segurança, contribuindo para o bem-estar de todos”, destacou a supervisora da Brigada de Incêndio do HFM, Elisângela Lima.
A equipe da brigada de incêndio incentivou a participação ativa dos colaboradores, oferecendo certificados como forma de reconhecimento. Elisângela reforçou ainda que, para o próximo ano, a equipe pretende expandir o conhecimento para além da NR23, com a meta de formar bombeiros voluntários, que possam atuar tanto nas unidades de saúde quanto em situações cotidianas.
A palestra contou com cerca de 100 participantes, que receberam instruções sobre o uso correto dos extintores e os procedimentos adequados em situações de emergência. O porteiro do Hospital Ferreira Machado, Iata Abreu, foi um dos colaboradores que participaram da capacitação. “O curso foi muito bom. Aprendi coisas importantes que eu não sabia e foi uma experiência maravilhosa. Agradeço muito a oportunidade”, comentou.
Desde outubro de 2023, a FMS conta com uma brigada de incêndio composta por bombeiros civis, conforme a legislação estadual 9.112/2020. A equipe, formada por 15 profissionais treinados, tem atuado na prevenção e no combate a incêndios, garantindo a segurança de pacientes, colaboradores e visitantes nas unidades hospitalares.
Outras Noticias
Programa Guarda Mirim forma nova turma na próxima semana
Agricultura reúne instituições interessadas em receber alimentos do Cesta Verde
Estudante de Medicina que matou a mãe atropelada é Expulso da Faculdade após Processo Disciplinar