Neste sábado (21), em comemoração ao Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias e ao Dia da Árvore, a praia do Farol de São Tomé, em Campos, foi palco de uma ação especial de conscientização ambiental. Com a presença do subsecretário municipal de Meio Ambiente, René Justen, integrantes do Programa Municipal de Educação Ambiental (ProMEA), que envolve a subsecretaria de Meio Ambiente, a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) e a Secretaria Municipal de Serviços Públicos, realizaram um mutirão de limpeza, recolhendo resíduos nas areias da praia e no Lagamar, onde também houve o plantio de mudas de espécies nativas de restinga, como a aroeira-vermelha.
A ação contou com a participação de aproximadamente 30 pessoas e teve como parceiros o Centro de Educação Ambiental Prata Tavares (CEA), vinculado à subsecretaria de Meio Ambiente, e a Ong Campos mais Verde. Foram recolhidos mais de 80kg de resíduos, incluindo plásticos, garrafas, papéis e embalagens.
Segundo o subsecretário de Meio Ambiente, René Justen, conscientizar a população sobre o descarte correto dos resíduos, que não pode ocorrer no entorno dos rios, praias, lagoas e nem nas ruas, foi o principal objetivo das atividades. “O lixo descartado de maneira inadequada, nos rios, por exemplo, causa não apenas danos às espécies aquáticas, mas contamina a água utilizada para o consumo humano”, explicou o subsecretário, ressaltando que:
“As árvores também precisam ser preservadas, pois ajudam a equilibrar o clima. Por meio da fotossíntese, há a remoção de gás carbônico e produção de oxigênio essencial para os seres vivos”.
A coordenadora de Educação Ambiental da Seduct, Isis Vivório, falou dos impactos negativos que o descarte inadequado de resíduos causa ao ecossistema. “Além de poluir os rios e mares, eles entopem os bueiros e tubulações, aumentando o risco de enchentes. Desenvolvemos, na Secretaria de Educação, o projeto ‘Reciclar na Rede’, que visa conscientizar os alunos sobre a importância da preservação ambiental através de um circuito de atividades”.
Já a presidente da Ong Campos mais Verde, Jailma Barcelos Manhães Gomes, afirmou que o descarte irregular do lixo não prejudica apenas os animais ou plantas, mas os seres vivos. “É uma autodestruição”.
AÇÕES CONTINUAM – Em Campos, as comemorações pelo Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, que é um evento que acontece anualmente, no terceiro sábado de setembro, tiveram início no último dia 17, com palestra na Escola Municipal Presidente Castelo Branco, e vão prosseguir até o dia 25.
No dia 24, a partir das 8h, haverá mutirão de limpeza no Rio Paraíba do Sul, no bairro da Coroa, com a participação dos alunos da Escola Castelo Branco. A mesma ação será realizada no dia 25, no Rio Paraíba, no bairro da Lapa, com os alunos da Escola Municipal Instituto Profissional São José.
Outras Noticias
Dia da Consciência Negra com programação especial no Teatro Municipal Trianon
Secretaria de Qualificação e Emprego com nova sede no Centro
PF deflagra operação para combater fraudes bancárias em Campos