Desde o início de suas atividades, em janeiro deste ano, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Pet realizou um total de 10.646 atendimentos até o momento e uma média de 60 atendimentos diários. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, por ordem de chegada, no endereço Rua Silvio Fontoura, nº 81, Parque João Maria.
A unidade tem superado as expectativas iniciais, conforme destaca Marcelo Maeda, diretor da unidade. “Ao analisarmos os números, vemos que superamos a nossa expectativa inicial em relação ao número de atendimentos”, afirma Maeda. Ele explica que a UBS Pet oferece uma série de serviços, incluindo consultas clínicas, exames ambulatoriais, radiografia, vacinação antirrábica, e pequenas cirurgias, sempre com a prioridade para casos mais urgentes.
A unidade ainda conta com quatro consultórios, sendo três em funcionamento, e sete veterinários que se revezam em regime de plantão. A infraestrutura inclui ainda auditório, sala de recuperação, setor administrativo, sala de lavagem e esterilização, e banheiros, entre outros departamentos. O espaço funciona nos moldes de um ambulatório, oferecendo também orientações sobre medicina preventiva, vermifugação e bem-estar animal.
Maeda ainda enfatiza a importância da UBS Pet no contexto da saúde pública. “A unidade serve como integração da saúde pública com a saúde única, atuando como um elo de comunicação entre a população e o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), minimizando a disseminação de doenças zoonóticas e promovendo o bem-estar animal. Além disso, os serviços alcançam uma população carente, que não teria acesso a esses serviços de outra forma”, destacou Marcelo.
A UBS Pet não só se destaca pelos serviços prestados, mas também pela colaboração com instituições de ensino. A unidade tem promovido os chamados “Encontros Colaborativos” com universidades, como Uenf, Universo e Estácio. Esses encontros têm sido mediados por Maeda e professores das universidades e visam integrar os alunos de medicina veterinária ao contexto da saúde pública. “Esses encontros são essenciais para orientar e observar a rotina da UBS, e servem como uma ponte de integração entre os alunos e a saúde pública”, afirma Maeda. Além disso, alguns alunos participam do programa “Primeira Chance” da Prefeitura, que oferece estágios remunerados na UBS PET.
A jornalista Raysa Terra, de 25 anos, utiliza os serviços da UBS Pet desde a sua inauguração e faz um acompanhamento com seu gatinho Jake, que foi diagnosticado com esporotricose, após um exame de sangue realizado na unidade. “Em relação à minha experiência como uma tutora que várias vezes utilizou os serviços da unidade, só tenho elogios a fazer. O meu gatinho Jake foi muito bem cuidado por toda a equipe, que sempre nos acolheu com profissionalismo e carinho. Sou imensamente grata a todos da unidade pelo excelente trabalho realizado. Além disso, em todo esse tempo que faço acompanhamento com Jake, pude observar que o espaço está sempre movimentado, o que, na minha opinião, fica claro que muitas pessoas e seus animais dependem desse serviço, que avalio como essencial”, disse a jornalista.
Para mais informações ou agendamento, a UBS PET pode ser contatada pelo telefone (22) 98163-0097.
Outras Noticias
Programa Guarda Mirim forma nova turma na próxima semana
Agricultura reúne instituições interessadas em receber alimentos do Cesta Verde
Estudante de Medicina que matou a mãe atropelada é Expulso da Faculdade após Processo Disciplinar