Com a Avenida Francisco Lamego lotada, o hasteamento de bandeiras e a participação da Banda da Guarda Civil Municipal, a Semana da Pátria foi aberta neste domingo (1), em Guarus. Ao todo, 15 escolas municipais, além de unidades particulares e Instituições filantrópicas, como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) participaram do desfile. Sete bandas deram suporte e levaram mais diversão e beleza ao evento.
Este ano, a programação está abordando o tema “Sustentabilidade: transformando o futuro”. A primeira dama, Tassiana Oliveira; a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Tânia Alberto; a subsecretária de Educação, Rita Abreu; a diretora pedagógica, Viviane Terra, e a coordenadora da Educação Infantil, Anos Finais, Ana Márcia Scot participaram da cerimônia.
A primeira dama destacou que a Semana da Pátria é um momento especial no qual é celebrada a Independência do Brasil e o momento de refletir sobre o significado de ser brasileiro. Para ela, é uma semana dedicada à valorização da história, da cultura e dos valores que unem a nação.
“Ao longo desses dias teremos a oportunidade de ir às ruas, fortalecendo nosso patriotismo, relembrando todos aqueles que se sacrificaram e lutaram por nossa liberdade e soberania. Também é momento de refletir qual tem sido nosso papel para a construção de um país mais justo, próspero e solidário. O tema que escolhemos para este ano foi a sustentabilidade, importante para garantir um futuro com todos os recursos naturais do planeta. Precisamos pensar, sim, em crescimento, mas sem destruição. E vamos reafirmar nosso amor pela Pátria, pelo verde e amarelo, e que tenhamos orgulho de sermos brasileiros, conscientes do que estamos fazendo com a nossa responsabilidade pessoal por nosso país”, esclareceu Tassiana.
Tânia Alberto ressaltou que iniciar a Semana da Pátria atendendo a necessidade de uma comunidade como a de Guarus, preservando valores, reacendendo o conceito de pátria, e o sentido de liberdade é muito simbólico e importante. Ela destacou ainda o sentido de união que os desfiles despertam.
“Para as escolas isso é muito importante porque é um momento de fraternidade, onde todo mundo fica junto, celebra um evento só, mostra o que pode fazer de melhor. A celebração da Semana da Pátria, além de ser uma celebração da liberdade da nação, também é da liberdade dos indivíduos, então isso tem um valor muito grande e a gente espera sempre e deseja que as crianças tenham muitas oportunidades de celebrar a sua pátria, a liberdade dessa nação. Celebrar a grandiosidade do nosso país porque nós somos sim um país não só grande em extensão mas em recursos, em mobilização social, conquistas sociais e principalmente grande em um povo generoso, acolhedor, que nesses momentos se manifesta de maneira muito apropriada com união, alegria e é isso que a gente espera do desfile, despertar esse sentimento sempre e cada vez mais nos alunos”, disse a secretária.
A Apae foi a primeira a desfilar e arrancou aplausos do público. A E. M. Prisco de Almeida chamou a atenção ao apresentar um experimento de Ciências, simulando um foguete. A banda da E.M 29 de Maio também foi bastante aplaudida. Já o Ciep Villa Lobos homenageou Rita Abreu, que foi gestora da unidade por vários anos.
“É sempre muito emocionante fazer parte dos desfiles e, hoje, foi ainda mais especial porque essa homenagem se estende a todos os gestores e professores, pois, todos os dias temos que fazer o melhor por nossos alunos. Esse é um momento único de partilha, criatividade, encantamento e, sem dúvida, emoção “, falou a subsecretária.
A programação continuará em 7 de setembro, feriado nacional, Dia da Independência, com hasteamento das bandeiras às 7h e desfile cívico-militar às 8h no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop). E no dia 15 de setembro, as apresentações acontecerão na Avenida Atlântica, em Farol de São Tomé, contemplando as unidades públicas e particulares de toda a Baixada campista, com início às 9h.
Participação popular
A empregada doméstica Aline Magalhães, veio do Parque Santa Rosa, em Guarus, acompanhada da filha Ayla, 1 ano, e a tia Carmem Magalhães. Para garantir o conforto trouxe uma cadeira de praia. “Desde adolescente eu venho assistir aos desfiles. Acho muito bonito”, contou Aline
Assim como Aline, a auxiliar de serviços gerais, Cristiane dos Santos também trouxe a família. Estava junto com a tia, Jormelita e o sobrinho, Bernardo.
Outras Noticias
Programa Guarda Mirim forma nova turma na próxima semana
Agricultura reúne instituições interessadas em receber alimentos do Cesta Verde
Estudante de Medicina que matou a mãe atropelada é Expulso da Faculdade após Processo Disciplinar